Uma comissão formada por vereadores e entidades que trabalham com crianças e adolescentes se reúne amanhã com o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drummond, para cobrar a implantação de um CAPS - Centro de atenção psicossocial infantil no município.
O Caps tem por objetivo oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A cidade, que tem cerca de oito mil crianças portadoras de doença mental, conta, atualmente, com uma unidade de Caps Adulto, que não tem condições de atender as crianças e adolescentes que necessitam dos serviços prestados pelo Centro.
O governo de Minas, através da secretaria de Estado de Saúde, oferece um incentivo financeiro de R$ 60 mil baseado na Lei 2.388/2010 para a implantação do Caps desde que o município atenda às condições impostas pela pasta. Além do recurso estadual, o governo federal disponibiliza verba de R$ 38 mil mensais para as despesas e manutenção do Centro.
Segundo o vereador João de Deus, somente 15 municípios mineiros serão contemplados com o Caps.