A missão e as conquistas da ACI – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros foram expostas pela câmara municipal e externadas pela TV Câmara, na noite da última quinta-feira, 20, durante reunião especial em homenagem aos 60 anos de fundação daquela instituição. Solicitada pela vice-presidente Rita Vieira (PSDB), a solene sessão teve como objetivo oficializar o reconhecimento do município ao importante papel desempenhado pela entidade no processo de desenvolvimento de Montes Claros e do Norte de Minas. Para registrar o histórico marco, várias lideranças políticas, empresariais, comunitárias e policiais foram convidadas para a homenagem às seis décadas de atuação da ACI como uma das principais parceiras do progresso do extremo Norte do estado.
A mesa de honra foi composta pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico Edgar Santos Filho, representando o prefeito Luiz Tadeu Leite; comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército (BI), tenente-coronel Marcos Antônio Carpegiani; delegado regional José Messias Sales Alves, representando a secretaria de estado de defesa social e o economista Giuliano Vieira Mota, titular da diretoria de documentação e informações da Unimontes, representando o reitor da instituição de ensino, professor Paulo César de Almeida.
Após a execução do hino nacional, a vereadora Rita Vieira fez um discurso exaltando a trajetória da ACI no processo de desenvolvimento de Montes Claros, enumerando uma série de conquistas da instituição, considerada uma das molas propulsoras do progresso do Norte do Estado. O pronunciamento acabou sendo uma prévia do vídeo institucional apresentado pela ACI, propagando todos os seus passos, inclusive os presidentes que dirigiram agremiação. Com depoimentos de várias lideranças, o vídeo ilustrou a saga da entidade e os seus épicos momentos de glórias. A homenagem seguiu com discursos do secretário de desenvolvimento econômico, Edgar Santos Filho; do presidente da ACI, Geraldo Drumond, e do presidente da Câmara, Athos Mameluque, enaltecendo a entidade como importante pilar do engrandecimento da região e o reconhecimento do Legislativo à histórica e vitoriosa atuação da Associação na região.