Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O secretário de estado de Defesa Social, Ibrahim Abi-Ackel garantiu que no prazo mínimo de vinte dias atenderá às demandas do setor de segurança pública em Montes Claros, entregues a ele por uma comitiva de vereadores, juízes e lideranças políticas durante audiência, em Belo Horizonte, nesta semana, agendada pelo deputado Gil Pereira - PP. A informação é do presidente da câmara municipal, Ildeu Maia - PP, que também presidiu a comitiva.
Secretário de estado de Defesa Social, Ibrahim Abi-Ackel
garantiu mais combate ao crime em Montes Claros
(foto: arquivo/ Wilson Medeiros)
De acordo com Ildeu Maia, Abi-Ackel entendeu a motivação do apelo - a violência e a criminalidade no município, e prometeu se empenhar pessoalmente na consolidação das medidas.
- Ele pediu um prazo de vinte dias para que as medidas sejam efetivadas, entre elas o aumento do número de agentes penitenciários, um diretor para a cadeia pública de Montes Claros, rapidez na construção do seu novo prédio, um detector de metais, um novo pátio para o Detran, e a transferência de presos para a penitenciária de Francisco Sá.
INSISTÊNCIA POSITIVA
O vereador lembra que a câmara municipal já tomou por cinco momentos a iniciativa de se dirigir em comitiva até o governo estadual para solicitar apoio no combate ao crime, e que tomará a mesma posição quantas vezes for preciso, já que, apesar de estar sendo atendida nos seus pleitos os delitos continuam ocorrendo, e em escala preocupante.
- Estamos atentos a este processo e, sempre que for necessário naturalmente que a câmara vai agir buscando dar tranqüilidade à população. O governo tem sido receptivo, mas a violência e a criminalidade precisa de um combate contínuo, atualizado, para que os índices caiam para um nível pelo menos tolerável.
PRAZO PARA DECISÕES
De acordo com Ildeu Maia, Ibrahim Abi-Ackel estaria estudando a possibilidade de enviar para Montes Claros mais 30 agentes penitenciários.
- Ele não confirmou este número, porque dependeria ainda de uma avaliação sobre a disponibilidade de profissionais para o setor. Mas sinalizou que pode ser nesta faixa.
Quanto ao envio de um diretor para a cadeia pública, o presidente do legislativo municipal acredita que nos próximos dias o cargo será ocupado. Em relação ao pátio do Detran, o secretário de Defesa Social acenou para a possibilidade de o Estado definir um outro terreno para receber veículos automotores apreendidos em situação irregular.
NOVA CADEIA
Ainda de acordo com Ildeu Maia, Abi-Ackel também ficou de definir, em vinte dias, o número de presos a serem transferidos da cadeia de Montes Claros.
- A cadeia enfrenta uma superlotação e, por isso, é necessária a transferência de presos para a penitenciária de Francisco Sá. A propósito, o secretário também observou a criação, naquele presídio, de atividades profissionalizantes que ajudem no futuro reingresso dos detentos à sociedade e ao mercado de trabalho.
Sobre a nova cadeia pública de Montes Claros, segundo Ildeu Maia, o secretário reafirmou que as obras deverão ser iniciadas em breve, após a realização das suas licitações - que podem ocorrer na semana que vem.
- A previsão é de que o novo presídio fique pronto dentro de oito meses - acrescentou Ildeu Maia, confirmando informação passada a O Norte pelo secretário-adjunto de Defesa Social, Flávio Sapori, na semana passada, sobre o tempo para conclusão das obras.