A câmara municipal Montes Claros conta com uma rampa de acesso para pessoas com deficiência física. A obra cumpre as determinações da lei de acessibilidade, como é conhecido o decreto-lei 5.296, de 02 de dezembro de 2004.
A legislação regulamenta o atendimento às necessidades específicas de pessoas com deficiência no que se referem os projetos de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução de qualquer tipo de obra, quando tenha destinação pública ou coletiva.
O presidente da casa, Athos Mameluque, atende assim requerimento do vereador Valcir da Ademoc. E mais: a mesa diretora da câmara municipal recebeu requerimento do vereador Valcir Soares, para que seja firmado convênio com entidade que trabalha com pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é fazer com que intérpretes de Libras acompanhem as reuniões da câmara em plenário e também nas transmissões de TV.
O vereador Valcir da Ademoc (PTB), que é o autor de requerimento, afirma que será disponível um intérprete para a tradução da linguagem de sinais em todas as reuniões realizadas pelo poder legislativo.
(DIVULGAÇÃO)
Vereador Valcir Soares quer mais facilidades
para seus colegas da Ademoc.
De acordo com o parlamentar, o requerimento surgiu após uma reunião com os deficientes auditivos, onde foi possível notar que várias pessoas não conseguiam acompanhar as reuniões, exatamente por não haver um tradutor das falas dos parlamentares para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
- O desejo é que o intérprete esteja presente na sala de reuniões da câmara municipal, durante todas as reuniões ordinárias e audiências públicas e na exibição dos trabalhos na TV Câmara, para que sejam beneficiados tanto os deficientes auditivos que estiverem presentes às reuniões, quanto para os que estiverem assistindo às transmissões pela televisão - explica o vereador Valcir da Ademoc. (Fonte: A.I. Câmara municipal)