POR OLIVEIRA JÚNIOR
Foto: Oliveira Júnior![]() O presidente da Câmara, vereador Armando Peninha Batista, explica que o objetivo da reunião é promover uma maior proximidade do legislativo com o público |
A 6ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Janaúba, regimentalmente marcada para segunda-feira (21), às 18h, no plenário do legislativo, será transferida e antecipada para às 14h de domingo (20), no distrito de Vila Nova dos Poções, região rural de Janaúba, com o intuito de debater com a comunidade a instalação da unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).
O presidente da Câmara, vereador Armando Peninha Batista, informa que a realização da reunião no distrito foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, com objetivo de promover uma maior proximidade do legislativo com o público, principalmente com os moradores da zona rural.
O vereador ressalta que será uma oportunidade para debatermos com os segmentos da sociedade com a comunidade do distrito sobre a importância da implantação da Apac no município, como forma de promover a humanização dos condenados, evitando a reincidência no crime e oferecendo, ainda, alternativas para sua pronta recuperação.
- Com a reunião é possível esclarecer aos moradores do distrito de Vila Nova dos Poções e comunidades adjacentes sobre a importância desse método (Apac) de humanizar a execução penal e o tratamento penitenciário e, também de dar a eles a oportunidade de se pronunciarem - explica Peninha, para quem a reunião também servirá para explicar à comunidade como se dá a atuação dos vereadores e o trabalho da Câmara e para acolher reivindicações dos moradores.
De acordo com o vereador, o terreno para construção da Apac no distrito de Vila Nova dos Poções foi doado pela prefeitura de Janaúba.
APAC
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados adota método em que os recuperando são co-responsáveis pela recuperação deles próprios.
Na Apac eles recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestadas pela própria comunidade, além do envolvimento da família, incluindo a disciplina rígida e o direito ao trabalho.
