Samuel Nunes
Repórter
Aconteceu ontem, quinta-feira, a última reunião ordinária da câmara municipal antes do recesso parlamentar. Os vereadores voltam às atividades legislativas no próximo dia 02 de agosto, mas os gabinetes continuam abertos à população neste período, com vereadores atendendo em forma de plantão.
A pauta foi esvaziada com a votação de 10 projetos, dentre os quais um que autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio e repassar recursos financeiros aos hospitais Santa Casa e Aroldo Tourinho.
Pronto-socorros dos hospitais Aroldo Tourinho e Santa Casa recebem recursos para manutenção dos serviços.
O presidente da câmara municipal, Athos Mameluque (PMDB), afirma que o projeto foi votado em regime de urgência, devido à necessidade especialmente dos pronto-socorros dos hospitais. Segundo o projeto, fica o poder executivo municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde, autorizado a firmar convênio e repassar recursos financeiros da ordem de R$ 2.160.000,00 com o objetivo de assegurar atendimento de urgência e emergência gratuito, universal e igualitário à população, com os hospitais Santa Casa e Aroldo Tourinho.
Athos Mameluque afirma que a prefeitura não repassava estes recursos desde o mês de agosto de 2009, o que acarretou uma série de dificuldades para continuar com o atendimento à população. Em ofício encaminhado ao presidente da câmara, a administração municipal afirma que o recurso contribuirá para as atividades dos dois hospitais, assegurando o atendimento de emergência e urgência gratuito aos pacientes que procurarem as unidades.
Para o presidente da comissão de saúde da câmara, vereador João de Deus (PPS), o projeto é de extrema relevância, porque são vários os problemas de saúde pública por que passa a população. O vereador afirma ainda que as visitas surpresa realizadas pelos vereadores vão continuar a acontecer, a fim de diagnosticar e procurar soluções para as mais diferentes situações adversas enfrentadas pela população nos postos de saúde e no programa saúde da família.