Câmara agenda audiência com secretário de estado da saúde

Jornal O Norte
Publicado em 29/07/2010 às 10:32.Atualizado em 15/11/2021 às 06:34.

George Nande


Colaboração para O NORTE



Presidente do diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e vice-presidente da Câmara Municipal, a vereadora Rita Vieira conseguiu agendar uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, para discutir e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo setor no município. A reunião será na próxima quarta-feira (4/8), às 15h30, em Belo Horizonte, com a presença dos 15 vereadores de Montes Claros. Há muito tempo, a parlamentar vem demonstrando preocupação com o colapso verificado na área e acredita que a audiência com o secretário Antônio Jorge será crucial para aviar o remédio adequado para a saúde do município.



Segundo Rita Vieira, vários motivos comprometem o setor sanitário de Montes Claros, que acaba recebendo a demanda de todo o Norte de Minas e até de outros Estados, carecendo de uma atenção especial por parte do Estado e da União. A legisladora reconhece que o governo de Minas fez muitos investimentos no município, mas ressalta que a demanda não pára de crescer. Além de pacientes afetados por diversos tipos de enfermidades, vítimas de variados acidentes e tentativas de homicídios comprometem ainda mais o atendimento nas unidades hospitalares, gerando muitas reclamações, indignidade, constrangimentos e até casos de polícia na porta dos estabelecimentos de saúde.



Por solicitação da vice-presidente, em maio deste ano, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública no Legislativo, quando a assembleia diagnosticou que o maior problema da saúde de Montes Claros é financeiro, o que teria ocasionado as greves de anestesistas e profissionais do Hospital Universitário Clemente de Faria. Outra idéia amadurecida na reunião foi o agendamento de uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, para fazer uma avaliação do setor e encontrar soluções para a problemática, inclusive para as dívidas e os repasses para os hospitais da cidade, que continuam enfrentando várias dificuldades para atender à crescente demanda.



Para Rita Vieira, os recursos financeiros são fundamentais, mas também defende uma saúde com qualidade em Montes Claros. "Não devemos viver só de números, mas de qualidade. Não adianta nada um paciente ter atendimento e morrer. Enquanto não melhorar os salários e as condições de trabalho dos profissionais, a saúde será ruim. É preciso valorizar os profissionais para que tenhamos um atendimento de qualidade. A nossa intenção não é criticar ou bater em alguém, mas encontrar soluções para a nossa saúde", finaliza a parlamentar, confiante no êxito da audiência dos vereadores com o secretário Antônio Jorge, na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por