Da Redação
Desde a tarde desta seguda-feira, a equipe do prefeito Athos Avelino – PPS está desfalcada do secretário municipal de Saúde, Júnior Souto. A notícia do pedido de exoneração foi transmitida a O Norte, às 16h40, pelo próprio secretário, quando adentrava o gabinete do prefeito para lhe dar a informação oficialmente.
- Minha decisão é irrevogável, mas não gostaria que você desse manchete porque, antes, preciso falar com o prefeito – ponderou.
Júnior Souto teria sido nomeado por indicação do deputado Humberto Souto
(foto: Farley e Fábio Cordeiro)
Júnior Souto teria sido indicado para o cargo por motivação política, já que o então secretário João Batista Silvério teria trabalhado na campanha do ex-ministro Saraiva Felipe, abrindo a discórdia com o deputado federal Humberto Souto, primo daquele, e o estadual Arlen Santiago. Os setores mais radicais do PPS e do PT não aceitaram de bom grado a indicação de Júnior Souto que, segundo assessores mais diretos, encontrou dificuldades para tocar seu projeto na área de saúde.
Outra versão dada para a queda do secretário é o fato de ele estar constantemente em viagem, já que preside o Cosems - Conselho estadual dos secretários municipais de Saúde de Minas Gerais, deixando abertos espaços considerados prioritários.
Antes de assumir a pasta em Moc, logo após o resultado das últimas eleições parlamentares, em 2006, Júnior Souto havia sido titular das secretarias de saúde de Salinas, Capitão Enéas e Januária.