Márcia Vieira
Repórter
A Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI) promoveu o “Café com Elas”, evento que objetiva chamar as mulheres para uma maior participação em todos os segmentos da sociedade, especialmente no campo empresarial.
Palestras, interações e sorteio de brindes foram ingredientes do encontro. De acordo com Jaqueline Reis, gerente comercial da ACI, a cartela de associados da entidade gira em torno dos 35%, e a meta é que este número salte para 55%. “As mulheres já estão nos mais diversos segmentos e grande parte delas atua diretamente nas decisões da empresa. Nosso cenário já mostra a mulher em setores que antes não era comum, como no transporte ou na política. Estamos chamando a mulher à participação para juntas conseguirmos melhores resultados”, declara Jaqueline.
A participação feminina também é a preocupação da deputada Raquel Muniz, primeira no Norte de Minas a ocupar o cargo. Como empresária e associada da ACI, a deputada destaca: “temos visto o número de mulheres chefes de família crescer e ao assumir este papel fomos buscar maneiras de garantir qualidade de vida aos nossos filhos. É positivo que isso se reflita também nas associações e entidades de classe, que é onde podemos fazer as mudanças acontecerem”, diz Raquel.
Gislaine Lopes Pinheiro, vice-presidente jurídica da ACI, atribui a tímida participação da mulher no associativismo à múltipla jornada e revela que Montes Claros é ainda a única cidade de Minas que não conta com a ACI Mulher. “A participação da mulher no empresariado é grande, mas junto a ACI ainda é discreta.
Às vezes falta tempo para o papel associativista, mas a mulher está no mercado de trabalho e precisa se preparar e se fortalecer. Estamos plantando uma sementinha, que vai resultar na criação da ACI Mulher. Queremos auxiliar no crescimento pessoal e profissional da categoria”, diz Gislaine.
O encontro agradou à empresária Nancy Kamanchek. “O evento foi relevante. O caminho é este mesmo”.
Prefeito recebe apoio
O prefeito de Padre Carvalho e Diretor Regional do Norte de Minas na Associação Mineira de Municípios (AMM), Nílson Bispo, esteve em Brasília participando da 20ª Marcha dos Prefeitos. Nílson recebeu apoio da deputada Raquel Muniz e juntos foram ao Ministro da Defesa, Raul Jungmann, a fim de pleitear soluções para a crise hídrica no Norte de Minas.
A cidade de Padre Carvalho tem cerca de 6 mil habitantes e convive diariamente com o problema.
“Caminhões-pipa e perfuração de poços artesianos foram alguns dos pedidos que fizemos ao ministro e ele se comprometeu a nos ajudar”, disse Nílson. “Sofremos muito com a seca e se não tivermos um deputado que nos ajude a procurar recursos fica complicado”, acrescentou, se referindo à intermediação de Raquel Muniz que já havia destinado recursos para infraestrutura e liberação de ônibus escolar naquele município. “Hoje solicitamos atenção para a crise hídrica que atinge Padre Carvalho e região. O ministro acenou positivamente e irá nos atender. A presença do prefeito Nílson na AMM é importante para solidificarmos parcerias e a região só tem a ganhar - disse Raquel