Foto: Divulgação![]() A deputada Raquel Muniz acompanhou de perto as obras de manutenção da via, realizadas pelo Dnit |
Depois de quatro dias de interdição, a BR-251, em Francisco Sá, região Norte de Minas Gerais, foi liberada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no início da noite de quarta-feira (27). A rodovia estava interditada na altura do km 480,3, desde o último sábado (23) por causa de uma grande erosão sob o asfalto provocada pela cheia do Rio São Domingos.
Durante três dias, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fizeram obras de manutenção da via, uma das mais movimentadas do estado, com um fluxo diário de 11 mil veículos, sendo 52% deles de caminhões e carretas que viajam do Sul e do Sudeste para o Nordeste do país.
Durante o período de obras, os veículos de carga fizeram um desvio que aumentou a viagem em quase 100 quilômetros. Os motoristas precisaram seguir pela MG-122, em direção a Janaúba, e depois para Riacho dos Machados, voltando para a BR-251 no km 425. Já os veículos de passeio e ônibus fizeram o desvio pelo perímetro urbano de Francisco Sá. Os motoristas de caminhões e carretas que ainda estavam em Belo Horizonte e que seguiriam pela BR-116 (Rio-Bahia), foram orientados a passar por Governador Valadares e Teófilo Otoni. Segundo a PRF, não há mais restrição de trânsito no local, não sendo mais necessários os desvios.
De acordo com engenheiro-chefe do escritório regional do Dnit em Montes Claros, Wainer Nether, a previsão inicial é que os trabalhos iriam se estender por pelo menos 15 dias por causa da chuva.
- Se demorasse tanto tempo a interdição iria trazer transtornos durante o período de Carnaval, sobretudo para quem vai curtir a folia em Grão Mogol ou na Bahia. Trabalhamos 24 horas por dia e o tempo também ajudou, pois tivemos dois dias sem chuva – observa. De acordo com o engenheiro, uma força tarefa foi montada e o problema foi resolvido em três dias. Ele disse que foram feitos os serviços de drenagem, reconstrução da base com concreto e recapeamento asfáltico.
Durante toda a quarta-feira, a deputada federal Raquel Muniz acompanhou o trabalho dos técnicos na recuperação da BR e disse que a duplicação da via é uma bandeira importante de seu mandato.
- Essa interrupção, nesses quatro dias, mostrou como um incidente na via pode tornar o trânsito complicado, comprometendo inclusive o acesso às cidades do entorno. Parabenizamos ao Dnit e a todas as pessoas envolvidas na operação pelo empenho e agilidade em resolver o problema. Vamos continuar lutando pela duplicação da BR – garante.
De acordo com a PRF, o trânsito foi liberado por volta das 19h. No sábado, a interdição provocou um congestionamento de cerca de 20 quilômetros, a partir do entroncamento da MGT-122, em direção a Janaúba.

