Samuel Nunes
Repórter
O problema da poluição sonora, muito reclamado pelos quatro cantos da cidade, objeto de matéria veiculada em O NORTE, na semana passada, foi tema de comentário do vereador Edwan do Detran (PV), ontem, na reunião da câmara.
- Embora o município possua uma lei ambiental que trata da poluição sonora e faz algumas proibições, a legislação não está sendo respeitada. Casas noturnas continuam com shows até alta madrugada, incomodando o sono de muita gente. Providências para a lei valer precisam ser tomadas - afirmou.
Edwan disse que a lei municipal 3.754, de 15 de junho de 2007, conta com um capítulo dedicado à poluição sonora, que estipula a quantidade de decibéis permitida. O artigo 66 da lei dispõe sobre as denúncias.
- Cabe a qualquer pessoa que considerar seu sossego perturbado por sons ou ruídos não permitidos nesta lei comunicar ao órgão executivo municipal de meio ambiente a ocorrência, para que sejam tomadas as providências cabíveis, rege a norma.
Segundo o vereador, os moradores do Bairro Edgar Pereira também esperam do poder público municipal solução para conter o barulho.
- No bairro, a reclamação acerca do descumprimento da lei ambiental é grande. Os moradores estão sofrendo com o barulho, que não ocorre mais apenas aos finais de semana - diz.
Em entrevista a O NORTE, na semana passada, o secretário de Meio Ambiente, Aramis Mameluque, disse que, tão logo seja assinado o convênio com a polícia de meio ambiente, serão realizadas operações em conjunto entre a secretaria e a PM para coibir os abusos.
O vereador Edwand cobrou ainda realização de pequenas obras no viaduto do bBairro Roxo Verde, além de retirada de lixo e entulho nas proximidades do local. A solicitação já foi feita às secretarias de Obras e Serviços Urbanos.
- Perto do viaduto tem muita poeira, lixo e entulho, o que atrapalha a passagem de pedestres. Além disso, os meio-fios precisam ser consertados, assim como as calçadas - conclui.