O vereador Claudim da prefeitura (PPS) entrou com requerimento na reunião ordinária da última terça-feira, 13, para que seja transformada em audiência pública a reunião de 29 de abril, para que a administração municipal explique de forma detalhada para a sociedade todo o processo que envolve a terceirização da limpeza urbana.
- Há, naturalmente, preocupações decorrentes desta privatização, como, por exemplo, a situação dos garis efetivos que trabalham na coleta de lixo. Para onde eles serão transferidos? Na prática, o que o município pode ganhar com a privatização da limpeza urbana, uma vez que, atualmente, grande parte do serviço de limpeza não é feito pela prefeitura e sim pela Esurb, ligada à administração municipal? - Questiona.
De acordo com Claudim da prefeitura, serão convidados para a audiência a secretária municipal de Administração, Martha Pompeu; os secretários de Fazenda, Pedro Narciso, e Serviços Urbanos, João Ferro; o presidente da Esurb, Marcos Maia; o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais da prefeitura de Montes Claros, Valmore Edi; e o presidente da fundação estadual do Meio Ambiente, José Carlos Junqueira.
Para o vereador, é fundamental a presença dos secretários da administração municipal, a fim de que possam ser respondidos questionamentos, e das demais autoridades, para que o debate possa ser ainda mais enriquecedor.
- Como representante do servidor público municipal no legislativo local, entendo ser o meu dever atentar para tudo que envolve a atividade dos servidores na administração municipal. A audiência pública é a oportunidade que falta para que explicações plausíveis possam ser dadas no que diz respeito à privatização da limpeza no município - conclui.