Logotipo O Norte
Sábado,20 de Setembro

Audiência pública orienta população sobre gripe suína

Jornal O Norte
Publicado em 21/08/2009 às 08:57.Atualizado em 15/11/2021 às 07:08.

Samuel Nunes


Repórter



Na noite da última quarta-feira, 19, aconteceu, na câmara municipal, audiência pública proposta pelo vereador Frank Cabeleireiro (PMDB), que teve como objetivo discutir a gripe suína em Montes Claros. Presentes no encontro profissionais ligados à área da saúde que discutiram de forma didática os efeitos da gripe Influenza H1N1 e a forma como a população deve se prevenir.



(foto: SAMUEL NUNES)


null


Frank Cabeleireiro foi o proponente da audiência pública.



A diretora da vigilância de saúde Rosangela Barbosa Chagas, que representou na oportunidade o secretário municipal de saúde José Geraldo de Freitas Drumond, revela que, de acordo com boletim divulgado na última segunda-feira, 17, foram notificados 123 casos suspeitos da gripe suína, sendo que 79 foram concluídos, ou seja, evoluíram para uma cura, e nenhum óbito registrado.



Salienta ser fundamental que algumas medidas de prevenção sejam seguidas criteriosamente pela população como, por exemplo, o uso do álcool gel que é um importante antisséptico. Entretanto, de acordo com ela, o hábito de lavar as mãos constantemente é imprescindível uma vez que estas podem ser consideradas como as grandes vilãs no contexto da gripe suína.



- Ao tossir, é importante também que a pessoa dobre a parte interna dos cotovelos, ideal também é ter um lenço descartável - ressalta.



O representante da gerência regional de saúde João Geraldo, afirma que Minas Gerais disponibiliza para a população o telefone 0800-283-2255 para orientações e triagem para a vigilância epidemiológica.



O superintendente do hospital universitário, o médico João dos Reis Canela, frisa que esta instituição hospitalar está preparada para prestar o devido atendimento à população no tocante à gripe suína. Explica que a principal ação consiste no treinamento dos grupos de trabalho de todos os funcionários principalmente os que atendem no serviço de pronto-socorro.



- Criou-se um clima mundial de insegurança quanto à gripe suína, é até compreensível uma vez que esta é uma gripe nova e consequentemente um vírus novo. No entanto é preciso criar também um clima de confiabilidade para amenizar o pânico no dia a dia no que se refere esta doença - diz.



O médico e diretor de uma faculdade particular em Montes Claros, Doutor Itagiba de Castro salienta que a principal arma para enfrentar a gripe suína é a informação. Reitera que alguns hábitos como o de lavar as mãos, álcool gel e o uso do papel toalha são importantes.



- É válido observar que está gripe não é mais grave que a comum, a informação passada à sociedade deve ser confiável. Outra coisa, se tiver caso confirmado desta doença em Montes Claros é preciso sim passar esta informação a população pois pode fazer com que as medidas preventivas possam ser colocadas em prática.



Antônio Prates Caldeira também representante da secretaria municipal de saúde afirma que um grupo de trabalho foi criado na cidade no sentido de acompanhar as estatísticas como, por exemplo,os casos notificados.



Vereadores presentes a audiência pública, Athos Mameluque (PMDB), Doutor Silveira (PTN), Edwan do Detran (PV) e Claudim da prefeitura (PPS), avaliaram como extremamente positiva a iniciativa do colega vereador Frank Cabeleireiro (PMDB), no sentido de orientar a população quanto à gripe suína, até porque a audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara canal 36.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por