Samuel Nunes
Repórter
Acontece hoje, quinta-feira, às 19h30, na câmara municipal de Montes Claros, audiência pública proposta pelo vereador pastor Altemar (PSC), que tem como tema o caos da saúde pública. O principal objetivo, segundo o vereador, é discutir, com as autoridades competentes, a própria câmara municipal, os deputados da região e demais autoridades ligadas à saúde, meios de se resolver esta questão que vem atormentando toda a população.
- Os governos não se cansam de fazer propagandas sobre a melhoria na saúde pública neste ou naquele período, fazendo disto uma moeda de troca por votos, especialmente em épocas de campanha - diz.
Pastor Altemar afirma ser fundamental discutir a saúde pública, principalmente em um momento em que a população está sendo por demais prejudicada, exposta a uma epidemia de dengue e à falta de médicos especialistas. O vereador cita ainda problemas como a demora na marcação de exames de alto custo, a falta de médicos nos PSFs- Programa saúde da família e a interminável greve dos anestesistas, que pararam suas atividades desde o mês de novembro do ano passado.
- São vários os centros de saúde com cirurgias marcadas sem condições de realizá-las em virtude da greve dos anestesistas. E, agora, o que fazer para mudar esta realidade? Estamos em ano de eleição e o eleitor não pode deixar a situação atual continuar. É preciso mudar o quadro caótico em que se encontra a saúde pública no município - afirma.
Segundo o pastor Altemar, é imprescindível a participação e a presença do secretariado nesta audiência pública. O vereador critica a ausência dos secretários em audiências públicas realizadas no ano passado e espera que o secretariado do prefeito Tadeu Leite esteja na câmara municipal hoje à noite para discutir a saúde pública, assunto que mexe com toda a população.
- Como o prefeito disse, em certa ocasião, que não se deveria convidar, mas convocar os secretários para participar das audiências públicas na câmara municipal, assim o faço. Lembrando que, diante da relevância do tema, aquele secretário que não quer cair na boca do povo de forma negativa, que compareça a tão importante audiência pública - conclui pastor Altemar.