Desde que assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), o prefeito de Patis Valmir Morais de Sá tem como meta um projeto de convivência com a seca para o Norte de Minas. Para concretização do seu projeto encontrou na Emater-MG e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), importantes aliados. Na manhã desta quarta-feira, às 11 horas, o projeto será apresentado ao Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, pelos presidentes da AMAMS e Emater-MG, Valmir Morais e José Silva respectivamente, cobrando os recursos de R$ 8 milhões para compra da Patrulha Motomecanizada Ambiental, que estavam incluídos no Orçamento Geral da União.
O presidente da Amams, Valmir Morais informou que a Patrulha Motomecanizada Ambiental que será utilizada pela entidade para construção de pequenos barramentos, cacimbas, pequenos açudes e outros serviços de revitalização das matas ciliares e das nascentes.
A patrulha motomecanizada ambiental, segundo Valmir Morais vai ser uma importante parceira para ajudar a minimizar o crônico drama da longa estiagem que assola a região.
Ele informa que teve acesso a um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) e ficou preocupado, pois aponta que 52% dos municípios do semi-árido mineiro - Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri correm o risco de ficarem sem água para o consumo humano em 2.025. Por isso, alerta, são necessárias medidas urgentes para salvar o futuro da população norte-mineira e evitando o êxodo rural dos municípios.
Em parceria com a Amams, a Emater_MG elaborou o estudo, propondo a Educação Ambiental para Convivência com a Seca, sendo que o Centro de Excelência da Emater em Brasília de Minas e Espinosa executarão as tarefas, além de definirem as ações que serão realizadas para reverter este quadro
O presidente da Emater, José Silva, informou que a agregação de valores na atividade agrícola, principalmente da agricultura familiar, permitindo que o Norte de Minas deixe de ser fornecedor de matéria-prima natural para beneficiar os produtos e permitir melhor ganho financeiro, está no projeto da Patrulha Motomecanizada Ambiental, que será gerenciada pela Amams, com acompanhamento técnico da Emater e supervisão da o Ministério Público supervisionará.
Na comitiva que se reunirá com o Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira, além dos presidentes da Amams e Emater-MG, os oito vice-presidentes da entidade e que são coordenadores das suas microrregiões Mineradora Irapé, o prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá; do Baixo São Francisco, o prefeito de São João da Ponte, Fábio Madeiras; do Médio São Francisco, o prefeito de Pintópolis, Carlos Almeida; do Portal do Norte, o prefeito de Francisco Sá, Ronaldo Ramon; da Serra Geral, o prefeito de Mamonas, Ailton Neres; do Vale do Peruaçu, o prefeito de Miravânia, Elpídio Gomes Dourado; e do Alto Rio Pardo, o prefeito de São João do Paraíso, José de Souza Nelci (A. I. Amams)