Vanelle Oliveira
Repórter
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou na manhã de ontem (15) o PL 08/2011, do executivo municipal, que institui o Fundo Municipal do Idoso para atrair recursos e melhorar os serviços prestados à terceira idade no município.
Todos os vereadores presentes votaram a favor do projeto que para o presidente da Casa, vereador Valcir Soares (PTB), é de suma importância.
- Espero que com a criação desse fundo, o Conselho Municipal do Idoso receba recursos para desenvolver vários projetos que melhorem a qualidade de vida da população da terceira idade - diz.
O vereador Marcos Nem (PR) propôs a votação em regime de urgência, justificando que o conselho deve ter condições de desenvolver trabalhos melhores do que já realiza.
A funcionária pública e secretária do Conselho Municipal do Idoso, Edna Acácio, conta que com os recursos provenientes do fundo, o Conselho poderá realizar palestras de incentivo e auto-estima, a fim de levar os idosos a participar de grupos de idosos existentes na cidade.
Edna diz ainda que Montes Claros possui aproximadamente 90 grupos de idosos assistidos pelo Conselho e, que com os benefícios vindos tanto dos governos federal e estadual quanto da iniciativa privada, o Conselho também realizará ações em busca de melhorias do atendimento à saúde, à ocupação ao entretenimento.
- Pretendemos continuar com nosso trabalho no que diz respeito ao lazer dos grupos, com a interação com turmas de outras cidades, pois a troca de experiências entre eles é muito importante - explica Edna.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Outro projeto do executivo municipal aprovado em primeira instância pelos legisladores contempla a área de assistência social. O texto do PL 09/2011 prevê a autorização do custeio de despesas com a manutenção dos programas da proteção social básica e da proteção social especial, através do FMAS, Fundo Municipal da Assistência Social.
Presente ainda na pauta de votações, projeto 013/2011, do vereador Alfredo Ramos (PT), recebeu a aprovação dos vereadores para instituir o “Dia dos Tecelões” como forma de homenagear todos os profissionais que trabalham com tecelagem em Montes Claros.