Samuel Nunes
Repórter
Em parceria com a câmara municipal, a Ademoc - Associação das pessoas com deficiência de Montes Claros realiza no próximo dia 03 de setembro, de 8h a 17h, na sala Geraldo Freire, anexo à câmara, seminário sobre acessibilidade, inclusão e valorização da pessoa com deficiência. Segundo Cristiane Nunes, coordenadora pedagógica e de projetos da escola do legislativo de Montes Claros, esta é uma ótima oportunidade de se discutir temas importantes para as pessoas com deficiência, que, na maioria das vezes, não têm seus direitos respeitados.
Segundo o presidente da Ademoc, Valcir Soares (PTB), o objetivo da associação é intervir nas questões sociais, dando apoio ao crescimento e independência pessoal das pessoas portadoras de deficiência, de acordo com suas necessidades.
Seis mil pessoas com deficiência estão cadastradas na Ademoc, de acordo com censo demográfico de 2000. No Brasil, são mais de 25 milhões de pessoas portadoras de deficiência, segundo Valcir.
- A realização do seminário é fundamental para que políticas públicas já existentes no município em beneficio da pessoa com deficiência possam ser respeitadas. Várias são as leis que foram votadas na câmara municipal, muitas em regime de urgência, que vão de encontro às necessidades da pessoa com deficiência. Entretanto, não são cumpridas. O seminário vem para enfatizar a existência destas leis e debatê-las, no sentido de que o poder público municipal seja um órgão fiscalizador para o cumprimento destas leis - afirma o vereador.
Soares afirma ainda que, durante o seminário, acontecerão mesas redondas e palestras voltadas para a valorização e acessibilidade da pessoa com deficiência. Ele ressalta também a importância da participação dos acadêmicos das várias faculdades e informa que será entregue certificado de participação aos presentes.
Segundo Valcir, as dificuldades encontradas pela pessoa com deficiência são várias, mas já houve avanço na política social no Brasil e os estudos estão avançados, de modo que os verdadeiros problemas são facilmente detectados por especialistas.
- Reitero que, infelizmente, muitas das leis aprovadas não são cumpridas. A esperança é de que, com a realização do seminário, possa a conscientização prevalecer e os nossos direitos possam ser garantidos - conclui Valcir.