O vereador Valcir Soares (PTB) apresenta, na reunião ordinária de hoje, terça-feira, na câmara municipal, projeto de lei que reconhece a Ascamoc - Associação de catadoras e catadores de materiais recicláveis de Montes Claros como de utilidade pública. O vereador afirma que se reuniu com membros da entidade, que apresentaram as dificuldades que a associação vem enfrentando por causa da falta de apoio dos órgãos públicos.
Valcir Soares se comprometeu a ajudar, encaminhando as reivindicações e solicitando maior apoio, principalmente por parte da prefeitura. De acordo com o vereador, a Ascamoc foi criada em agosto de 2006 e hoje é integrada por 46 associados, que sustentam suas famílias catando material reciclável.
- Na administração passada, eles conseguiram montar um galpão onde o material reciclável é selecionado e embalado, na Rua Francisco Gonçalves dos Santos, 315, no Bairro Vera Cruz. Também vinham desenvolvendo trabalho em seis bairros da cidade, onde os moradores estavam separando o material reciclável, que era transportado por caminhão cedido pela prefeitura, o que não mais está ocorrendo - disse.
Os diretores da associação afirmam que a falta do veículo para transportar o material e de um telefone para que as pessoas possam se comunicar com a associação informando a disponibilidade dos recicláveis, assim como a redução na procura pelos produtos, por causa da crise econômica internacional, trouxeram problemas de ordem financeira para os associados, reduzindo drasticamente a renda média mensal para R$ 18,00.
Diante da situação, Valcir Soares se comprometeu a interceder junto às autoridades e, de imediato, já vai propor o reconhecimento de utilidade pública para a entidade, ponto de partida para que ela possa firmar convênios e receber subvenções públicas.
O vereador disse ainda que manterá contato com diretores da usina de biocombustível da Petrobras em Montes Claros, uma vez que houve início de conversação para que a Ascamoc recolha o óleo utilizado em restaurantes e residências, que atualmente é lançado no esgoto. A empresa cederia, gratuitamente, o equipamento para o refino do óleo recolhido, que será utilizado na produção de biocombustível.
- Já mantive contato com a secretaria de Serviços Urbanos, marcando reunião, quando serão levadas as reivindicações dos catadores pelo retorno do caminhão e instalação do disque reciclado, através do qual a população poderá disponibilizar materiais para a entidade. Participaram da reunião semana passada os diretores da Ascamoc Antônio de Souza Silva (presidente), Celina Ferreira da Cruz (vice-presidente) e Claudelice Ramalho (secretária) - concluiu o vereador.