Vanelle Oliveira
Repórter
Com a presença de representantes da classe cultural, do secretário de Cultura, Ildeu Braúna, e alguns parlamentares a câmara municipal realizou na manhã desta quinta-feira, 25, audiência pública para debater as possíveis contribuições do executivo municipal para o Psiu Poético 2011, ocasião em que o evento comemora 25 anos de realização.
Aroldo Pereira: - É frustrante a ausência da maior parte dos parlamentares e de mais representantes do executivo
O Salão Nacional de Poesia é um evento que atrai milhares de visitantes e contempla ao mesmo tempo apresentação de poemas, lançamento de livros e palestras sobre a produção literária no Brasil. Segundo o vereador Claudim, um dos proponentes da audiência, o objetivo é reforçar a participação do poder público para que ele ajude a financiar eventos culturais da magnitude do Psiu.
Inúmeras alternativas de conseguir recursos para projetos culturais foram discutidas, entre elas a viabilização do recurso para o fundo municipal de cultura. Nessa luta, o secretário Ildeu Braúna solicitou aos parlamentares que busquem, com ele, apoio junto ao prefeito municipal para que os objetivos sejam alcançados e que em 2011 a cidade possa contribuir com mais manifestações culturais.
As comemorações dos 25 anos do Psiu Poético estão previstas para iniciar em abril e o Salão Nacional de Poesia acontece de 04 a 12 de outubro de 2011. A poetisa Vera Veríssimo, participante da audiência, espera que a prefeitura acene e de fato contribua para uma grande melhora na estrutura do evento.
- O Psiu Poético é um evento de renome nacional. Precisamos estar preparados para receber poetas de todo país.
SEM ANFITRIÕES
Durante a audiência ficou nítido o desapontamento de alguns artistas com o não comparecimento de 11 dos 15 vereadores que compõem o legislativo municipal. Segundo o coordenador e idealizador do Psiu Poético, Aroldo Pereira, é frustrante a ausência da maior parte dos parlamentares e de mais representantes do executivo.
- Essa discussão tem que prosseguir, ainda não foi falado nada sobre a inclusão do Salão Nacional da Poesia nos recursos do orçamento para 2011, é isso que estamos esperando. Precisamos ter uma estrutura melhor para receber as pessoas que vão prestigiar o evento e os turistas que vêm de todo Brasil. Estamos esperando que os desdobramentos sejam positivos e as ações sejam concretizadas com recursos destinados ao projeto.