Área azul: Transmontes dobra o preço do estacionamento no centro da cidade

Jornal O Norte
Publicado em 17/10/2007 às 09:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:20.

Reajuste fomenta


a indústria de multas



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



O vereador Athos Mameluque – PMDB denunciou, em discurso proferido da tribuna da câmara municipal de Montes Claros, na reunião de ontem, reajuste abusivo nas tarifas de estacionamento no centro da cidade, na chamada Área Azul. Segundo ele, o aumento entrou em vigor sem que o assunto fosse sequer conhecido antecipadamente pelos vereadores, pegando a todos, incluindo os cidadãos, de surpresa.






Estacionamento Área Azul: reajuste de 100% sem aviso


e sem explicações
(foto: WILSON MEDEIROS)



- A câmara municipal não foi informada do reajuste. Tampouco a população. Foi um ataque ao bolso do povo. Um aumento arbitrário. E na ordem de 100% - diz o parlamentar.



Athos Mameluque acrescenta que o aumento nas tarifas de estacionamento, na calada da noite, reproduziria uma face já conhecida da administração de Athos Avelino – PPS, quanto à sua avidez em arrecadar recursos, sempre aumentando os tributos municipais e penalizando o contribuinte.



- E sem que esse contribuinte, sem que nós, enfim, que pagamos impostos, recebamos de volta os benefícios desses recursos. É uma exploração que precisa ser contida.



INDÚSTRIA DE MULTAS



Athos Mameluque ressalta que o reajuste também evidencia a indústria de multas que a Transmontes – empresa municipal de trânsito urbano teria implantado na cidade. Acrescenta que, recebendo apoio da administração municipal, que faz vista grossa aos abusos praticados, uma vez que as medidas tomadas atendem ao seu ímpeto de arrecadar recursos, a empresa não tem limites para suas arbitrariedades.



- A Transmontes age livremente pela cidade aterrorizando os motoristas com seus talões de multas - afirma.



Segundo o vereador, várias mães de alunos já o procuraram denunciando abusos dos agentes de trânsito, em frente ao Colégio Imaculada Conceição, principalmente, onde a indústria de multas funcionaria com toda sua carga, sem que os autuados saibam sequer os motivos da penalidade e perda de pontos na carteira de habilitação.



- Muitas dessas mães desistiram de buscar os filhos na escola por conta desses abusos, o que fez com que muitas crianças voltem para casa sem a segurança dos pais. Isso é perigoso numa cidade que não demora será a mais violenta e criminosa de Minas Gerais.



EXPLICAÇÕES



O vereador peemedebista defende que a Transmontes dê explicações, através da câmara municipal, sobre o reajuste nas áreas de estacionamento, sobre os motivos que a levaram a decidir por um aumento exorbitante de 100%, e para que apresente as provas das infrações que milhares de motoristas negam ter praticado na cidade.



- Além disso, queremos saber da prefeitura de Montes Claros o que ela faz com o dinheiro que arrecada com essa indústria de multas e de exploração do povo. É muito dinheiro. Muito. E, para onde segue tanto dinheiro? Ninguém sabe.



Ainda de acordo com Mameluque, na prefeitura ninguém responde a essa pergunta, o que aumentaria as suspeitas de que há interesses que não são os do povo no sistema de arrecadação de dinheiro.



- Interesses politiqueiros, sustentados na exploração do cidadão de Montes Claros, dos recursos públicos em véspera de eleição. O prefeito Athos Avelino não trabalha, e quando trabalha é para prejudicar o povo de Montes Claros – finaliza Athos Mameluque.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por