As fortes chuvas que atingiram a cidade de Montes Claros ainda continuam repercutindo na câmara municipal. De acordo com o vereador Edwan do Detran (PV), dados da defesa civil estadual apontam que o município está entre os 28 de Minas que sofreram prejuízos decorrentes de chuvas e vendavais nas últimas semanas. Frisa ainda que informações da coordenadoria municipal de defesa civil de Montes Claros dão conta que o córrego Carrapato transbordou e provocou inundação em vários bairros da cidade. Cerca de 30 pessoas estão desalojadas.
- Asfaltar ruas é importante. Mas antes disso, é preciso observar a questão da drenagem. Com as chuvas dos últimos dias, muita gente ficou ilhada dentro de casa, o que comprova a necessidade de serem feitas obras de drenagem de qualidade - afirmou.
Na cidade, bairros como São Luís e Morada do Sol foram muito afetados pelos temporais, especialmente na madrugada do dia dois de novembro, ocasião em que várias casas foram invadidas pela água. Edwan afirma ainda que, em se tratando de trabalhos desempenhados pela engenharia, o amadorismo não pode ser admitido.
- Não podemos aceitar o amadorismo em relação a obras de drenagem, pois quando elas são mal feitas, os prejuízos são grandes, principalmente quando a cidade é atingida por temporais. A palavra de ordem na execução de todas as obras deve ser o planejamento, e, em relação às drenagens, não deve ser diferente - afirma o parlamentar do Partido Verde.
Além de Montes Claros, outros municípios norte-mineiros também comunicaram a defesa civil estadual que foram prejudicados pelas fortes chuvas. Entre eles, Engenheiro Navarro, Bocaiúva e Capitão Enéas.