Avançando na gestão democrática das cidades. Este é o tema da 3ª Conferência das cidades do Norte de Minas, organizado pela Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene em parceria com secretaria de estado do Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, prefeitura de Montes Claros, Unimontes e as Faculdades Santo Agostinho, que acontece nesta terça-feira, logo mais a partir das 08h.
A conferência regional é precedida das conferências municipais, com o objetivo de reunir os problemas comuns dos municípios. O presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, disse que a participação de todos os 92 municípios nesta conferência é fundamental, pois representa um avanço na construção da política estadual de desenvolvimento urbano.
- Os representantes dos poderes executivos e legislativos, além das ongs e entidades de classe poderão, através desta conferência, propor novas diretrizes para as políticas estadual e nacional, com foco ao desenvolvimento das cidades, além de indicar quais são aos prioridades - informou.
CONFERÊNCIAS
De acordo com determinação do ministério das Cidades, todas as conferências deverão acontecer até o próximo dia 29 de julho. Logo após, no período de 17 a 19 de setembro, em Belo Horizonte, será realizada a 3ª Conferência das Cidades de Minas Gerais; e em seguida a Conferência Nacional das Cidades, em Brasília-DF, no período de 25 a 29 de novembro.
A secretária executiva da Amams, Beatriz Rabelo Corrêa lembra que após a 3ª Conferência das Cidades do Norte de Minas regional, será enviado relatório de propostas a serem priorizadas na definição das diretrizes do desenvolvimento urbano para os governos estadual e federal.
Outro ponto destacado pela secretária executiva é em relação à eleição dos delegados que participarão da 3ª Conferência das Cidades de Minas Gerais, que acontecerá no plenário da assembléia legislativa.
- Nesta edição queremos levar um grande número de participantes às conferências estadual e nacional. Precisamos de uma grande representação, por isso a grande mobilização que a Amams tem feito junto aos municípios – conclui a secretária. (Com Ascom/Amams)