ALMG vai debater reforma política
Temas como a cláusula de barreira, o financiamento de campanhas, cotas para candidatos e o sistema eleitoral vigente estarão em pauta no debate que as Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promovem, na próxima segunda-feira (3/8/15), sobre a reforma política
Temas como a cláusula de barreira, o financiamento de campanhas, cotas para candidatos e o sistema eleitoral vigente estarão em pauta no debate que as Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promovem, na próxima segunda-feira (3/8/15), sobre a reforma política. Após o debate, marcado para as 18 horas, no Salão Nobre, haverá o lançamento nacional do livro “Reforma Política Democrática”, editado pela fundação Perseu Abramo.
A Câmara dos Deputados aprovou no primeiro semestre, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição da reforma política (PEC 182/07). Entre as modificações propostas pelo texto, estão o fim da reeleição e mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. Também constam entre as alterações prazo para desfiliação do partido sem perda de mandato, restrições de acesso de pequenos partidos ao fundo partidário (cláusula de barreira) e permissão de doações de empresas apenas para partidos.
Na ALMG, a reforma política foi discutida com o foco na participação feminina nas esferas de poder. Nesse sentido, foi realizado, em março, o Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação, que reuniu autoridades e especialistas para discutir o assunto.