Administração municipal: lixo, incerteza e decepção

-

Jornal O Norte
Publicado em 07/02/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:52.

Márcia Vieira
Repórter


Passados mais de trinta dias da administração municipal, a incerteza toma conta da população montes-clarense. Trânsito, segurança, saúde e, principalmente, limpeza urbana, são algumas das situações que preocupam o cidadão. As reclamações em relação aos atrasos na coleta de lixo são constantes. Para agravar a situação, moradores receberam comunicado da prefeitura informando que serão penalizados caso o lixo não seja colocado em suas portas em horários rigorosamente determinados. Alguns alegam que é impossível cumprir o calendário especificado pela prefeitura, já que o serviço muitas vezes não acontece. A reportagem de “O Norte” foi às ruas e ouviu os populares.


Rodrigo Heitor, estudante, Morada do Parque:
“Uma cidade do porte de Montes Claros deveria ter uma coleta diária de resíduos. Não é tão grande. É possível uma coleta diária. Penalizar uma pessoa, como foi anunciado, é mostrar que o serviço é ineficiente. Se tiver sobrando dinheiro pra fazer essa fiscalização, seria melhor investir na coleta diária”.

Luís Walmir Alves Oliveira, aposentado - Independência:
“Acho certo organizar. Se o pessoal sabe o dia da coleta tem que seguir. Mas no mínimo, ele vai investir dinheiro nessa fiscalização, aí eu quero ver quem vai pagar a conta. Soube agora desse comunicado. Se a gente não for pagar a mais por isso, pode ser.”

Geisy Mayara Santos, estudante, Amazonas:
“A coleta de lixo no bairro é feita dia sim, dia não, mas tem muito mato e os lotes estão sem limpeza. Isso é um grande problema. Sobre o comunicado, eu acho um absurdo. Não existe isso, não, até porque a gente já paga a taxa de coleta de lixo, que deveria ser todos os dias pra evitar o acúmulo. Se isso não acontece, que direito ele tem de penalizar?”

Walter Tolentino Caixeta, autônomo, Jaraguá:
“Não tenho coleta de lixo, meu lixo queimo na minha chácara. Ele não tem que penalizar. Ele tem é que tirar o lixo da rua e levar para o seu destino final. Eles não fiscalizam nem outras coisas, como é que vão fiscalizar isso? Essa administração não fez absolutamente nada. Só tem conversa. O prefeito foi viajar e deixou os problemas de Montes Claros para as pessoas resolverem. Está parecendo Trump nos Estados Unidos. Todo dia cria uma confusão e não sabe resolver as confusões dele”.

Adalton Pereira dos Santos, aposentado, Vila Guilhermina:
“A coleta no bairro está razoável. Mas penalizar o povo eu acho injusto, porque às vezes as pessoas não podem estar em casa naquele horário. O pessoal da coleta não tem horário certo para passar, eles falham também, por isso não funciona. A população não pode pagar por isso.”

Osmando Costa, aposentado, Vera Cruz:
“O problema é que o prefeito falou que ia tirar a taxa de lixo e não vai tirar coisa nenhuma. Falou em desconto, mas duvido que faça isso. Falou na campanha, tem que cumprir. Se não cumprir, a gente tem que cobrar. O entulho está dobrando e não tem fiscalização, então como ele vai fazer? Não tem fiscal pra outras coisas, o serviço não está funcionando e agora vai colocar gente pra multar?”

Roselane Martins, Cabeleireira, Roxo Verde:
“Eu acho certo colocar o lixo nos dias de coleta, mas não sei como será feira essa fiscalização. Como ele vai controlar? Isso vai dar muita confusão e não vou aceitar esse transtorno. Eu queria saber. Tudo nessa administração ainda é uma incógnita”.

Lauriane Pereira, estudante, Morrinhos:
“Não faço a mínima ideia de como o prefeito vai fazer essa fiscalização. De todo modo, vai ter mais custo, seja com fiscal ou através de câmeras. Não tem como exigir horário pra colocar o lixo. Tem gente que sai de madrugada pra trabalhar e tem que deixar o serviço feito. Vai multar por causa disso? Ele tem que nos dar uma explicação. Vai ser um dinheiro jogado fora e mais uma dívida pra acumular.”

Maria Lopes da Silva, jardineira, Mangues:
“Eu votei pra esse prefeito, mas ele não deveria agir assim. A taxa do lixo é absurda. Não temos dinheiro nem para sobreviver. Ele não está pagando quem está trabalhando. E agora ainda quer colocar multa? Pelos meus colegas, eu faço esse apelo: ‘prefeito, tenha misericórdia. O que o senhor tá fazendo volta para o senhor mais tarde. Ajudei a colocar o senhor lá em cima, mas o senhor está me decepcionando. Espero que Deus entre no coração dele e opere pra ele pagar as pessoas. Meus colegas estão trabalhando, não receberam dezembro, nem janeiro.”  


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por