Cristine Antonini
Repórter
O quadro nacional dos resultados parciais das eleições de 2016 definiu o segundo turno em quatro cidades mineiras, entre elas Montes Claros – que está sendo disputado por Ruy Muniz (PSB) e Humberto Souto (PPS).
Em escala nacional, o Partido Socialista Brasileiro (PPS) fez nove prefeitos na última eleição é um dos partidos com maior sucesso nas urnas deste ano. Além de um partido sério, o candidato também deve possuir uma coligação estruturada. Em Montes Claros, esta união pode ser constatada na coligação de Ruy Muniz - Competência para Fazer Mais -, que possui nove partidos (PSB, PMDB, PSD, PTC, PTB, PRB, PRTB, PHS e PMN) – todos com o compromisso de trazer ainda mais recursos para Montes Claros, com envolvimento direto de deputados federais e estaduais e, também, de ministros, como Gilberto Kassabi, do PSD.
IMPORTÂNCIA NO LEGISLATIVO
A Coligação de Muniz também fez a maioria na Câmara de Vereadores, com 14 vereadores eleitos – número importante para que o Executivo tenha a força suficiente para a aprovação de seus projetos enviados ao parlamento. Valcir da Ademoc (PTB) foi reeleito para o seu quarto mandato e destaca a importância das coligações.
- A junção dos partidos é uma forma de unir o interesse em continuar com o desenvolvimento de Montes Claros e trazer políticos que têm o poder de conduzir projetos, emendas e recursos – diz.