Foto: Wilson Medeiros

Izidinho comemora 62 anos ao lado do seu acordeom


 


Izidro Soares Silva, mais conhecido como Izidinho dos 8 baixos, vai receber a placa de mérito cultural Cândido Canela concedida pela Câmara Municipal. A honraria foi aprovada na manhã de terça-feira (8) por meio de um projeto do vereador Diu Andrade (PSL). A medalha é concedida a personalidades que contribuem de alguma forma pela cultura de Montes Claros.

Nascido em nova Esperança, Izidinho está hoje com 72 anos, tendo dedicado 62 às andanças com a sanfona por toda a região. O primeiro disco do artista foi gravado em 1980. Durante a sua trajetória, Izidinho teve memoráveis parceiros nas composições, como o internacionalmente conhecido Théo Azevedo e o vice-prefeito de Montes Claros, José Vicente.

Sempre com a sanfona ao lado, Izidinho é conhecido por todos os que apreciam o forró tradicional. Para o autor do projeto que homenageia o artista, vereador Diu Andrade, o carinho que os montes-clarenses têm pelo compositor justificam a homenagem.

- Creio que seja consenso entre todos nesta casa a homenagem ao Izidinho. De forma simples e com um tom de genialidade, este artista vem alegrando todos os locais por onde passa durante 60 anos. Todos o conhecem e sabem da sua importância para a música norte-mineira – esclarece o vereador.

Presente durante a aprovação do projeto, o próprio homenageado disse estar muito emocionado com a comenda.

- Por coisas como esta é que sinto que valeu a pena cada ano desses ao lado do meu acordeom. Fico muito emocionado por ver meu trabalho reconhecido. O melhor de tudo é que durante todos esses anos eu também me diverti muito ao levar alegria para as pessoas – disse Izidinho.

A entrega da placa de mérito ao artista será feita em cerimônia que vai ser marcada após o recesso do legislativo municipal.