Vista grossa também gera violência

Jornal O Norte
Publicado em 20/10/2010 às 08:50.Atualizado em 15/11/2021 às 06:41.

Gilson Nunes


Jornalista



Não é à toa que Montes Claros  vem sendo vítima de violência por todos os lugares: centro e bairros em geral. Quando não são os trombadinha, aqueles que invadem o comércio para roubarem pequenos objetos, são os mias ousados que, além de roubarem a sociedade, se excedem com crimes tais como abuso sexual e assaltos a mão armada.



A ação dos bandidos tem colocado a população montes-clarense temerosa, pra não dizer impotente e sem amparo pelo poder público, tanto estadual quanto municipal. O que mais me deixa encabulado é que esses crimes são freqüentes e estão crescendo a um nível assustador, pois os bandidos parecem desconhecer a força do poder de polícia, se é que ela existe. É quase impossível abrir uma página de jornal, seja ele qual for, e não ver, na primeira página, um delito qualquer, um crime qualquer.



É bem provável que a classe dominante não passe por esses apuros, de bandidos rondando suas residências e aterrorizando suas vidas, pois têm particularmente, seus recursos de segurança pessoais. Mas..., e a maioria da comunidade que paga impostos exorbitantes para ter tais benefícios, como é que fica? A realidade deve ser vista de frente e o enfrentamento das autoridades a esses bandidos deve ser encarado como primordial ou prioritário.



Fala-se muito que a educação é o melhor remédio pra combater a violência, e eu concordo. Entretanto, se as famílias não podem confiar em mandar seus filhos para a escola, com medo de que eles não voltem para casa, como educá-los? Em várias cidades desse Brasil afora foi criado a polícia comunitária e, como não podia deixar de ser, ela está próxima da população mais carente, do comércio, que é o pulmão da economia de uma região, bem como em pontos estratégicos no centro das cidades. Para ser sincero, eu não tenho visto essa política e muito menos as autoridades municipais se mexerem para tentar coibir o crime, seja ele organizado ou não.



Montes claros é uma cidade pólo, onde subtrai os costumes do cerrado baiano e do nordeste e o eleva a plataformas mais contundentes, tais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e são Paulo. Para uma cidade com o perfil de Montes Claros, onde a indústria cultural de seus artistas ainda é artesã, é inadmissível que ela seja descaracterizada por elementos que, em sua grande maioria, sequer faz parte da raiz montes-clarense.



Montes claros, Montes Claros, terra de Beto Guedes e Elthomar Santoro Júnior, Gilson Nunes e Aroldo Pereira, Darci Ribeiro e Reginauro silva, Seu Anésio e Godofredo, Toninho Rabelo e Pedro Santos, despertai a essência dos verdadeiros interesses sociais cultivando políticas públicas que permitam que essa linda sociedade possa ir e vir, assim como era antes da chegada do progresso tão temido por João Alferes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por