José Wilson Santos
Jornalista
Dou meu testemunho pessoal de que mesmo uma fera Pitbull, se bem adestrada, pode responder positivamente ao comando do dono. Pelo menos depois que crava os dentes.
Compadre Véio tem uma cadelona Pitbull que chega ser sonsa de tão dócil, quando está de barriga cheia e as pessoas estranhas a quilômetros de distância dela. Nessas condições, acho que se tivesse rabo até o abanaria para a gente.
Véio garante que a bicha o obedece cegamente, porque a treina para isso desde muito pequena. E gaba-se com a marra do bom adestrador: - meus netinhos brincam com ela que só vendo. É mais fácil eles morderem ela do que vice-versa.
Para provar que é o cara em matéria de treinamento de cadela Pitbull, me convida, em tom de desafio, a passar a mão na cabeça da bichona, pra tirar a prova dos nove.
Tiro não. Declino educadamente do convite e do desafio e me mantenho o mais longe possível de Belinha, deitadona da silva e me acompanhando de rabo de olho, como que entendiada.
O nome parece ter sido escolhido de sacanagem: chamar uma Pitbull de Belinha é o fim da picada.
Dia desses fomos à casa de compadre Véio, para uma feijoada que estava para aniversariar na promessa. Calorzão danado, a porta da cozinha estava entreaberta. Belinha estava solta, mas Véio fez ouvido de mercador aos pedidos para que a porta fosse fechada.
- Cês são uns bundões mesmo! Garanto procês que Belinha nem levanta de lá se eu não mandar. A bicha é bem treinada. Treino ela desde que era desse tamaniquinho, ó!
Nem deu tempo de Véio terminar de mostrar o tamanho: Belinha cruzou a porta feito um furacão, foi direto na perna de Federal e creu.
Véio gritou, desesperado: - quieta, Belinha!!!
E não é que a bichona obedeceu? Ficou quietinha da silva, mas grudada na perna de Federal.
Depois de meia hora de negociação, Belinha trocou a perna de Federal por um prato de feijoada e finalmente foi acorrentada.
Apesar do acidente, dos pontos e das injeções que o coitado do Federal tomou, Véio não perdeu a pose de adestrador. Muito antes pelo contrário.
- Cês viram? Viram? Não falei que Belinha me respeita e me atende? Mandei ela ficar quietinha e ela ficou!
Bom mesmo, índio velho, é ficar bem longe de Pitbull. Mesmo do que você cria. Aquele bicho não tem manual de instrução não.
Falei e disse?