André Senna *
O sistema de cotas para entrar na Unimontes é uma importante conquista. Mas o acadêmico que conquista este direito nem sempre consegue concluir seu curso. É que falta dinheiro para bancar a vida acadêmica. No curso de odontologia então a coisa é grave. Na minha opinião deveria existir um sistema de bolsa auxílio para estudantes que não tem como se manter na universidade e conquistaram a vaga através do sistema de cotas. O fato é que não adianta apenas ajudar os menos favorecidos no vestibular, a vida na universidade é cara.
Tem professor que ainda exige apostilas que custam em torno de cinqüenta reais. Isto é um tremendo disparate, pois tenho colegas que não tem como pagar nem mesmo o transporte até a Universidade. Uma nova política deve ser tomada no sentido de tentar manter estes acadêmicos no curso que tanto lutarão para conquistar. Outro ponto de fundamental importância é a criação de um restaurante popular no campus. Tem estudante que fica na Unimontes em tempo integral. Como se alimentar? Como se manter sem o famoso bandejão?
O mesmo se aplica aos professores que passam o dia inteiro dando o melhor de si na universidade e também tem que se alimentar. E convenhamos o salário dos servidores da Unimontes é uma vergonha. Só é menos absurdo do que o salário da rede municipal de educação. Todos sabem que educação é primordial para o desenvolvimento. Devemos cobrar das autoridades competentes atitudes de fato. Um anexo do restaurante popular que a administração está implantando graças ao governo federal amenizaria a vida de todos no meio universitário. Só que a administração que se mostra insensível aos problemas do povo não coopera.
No local onde está sendo construído o restaurante popular( ao lado do mercado municipal) só acarretará prejuízos aos comerciantes que há anos trabalhão no mercado. Lá o clima de insatisfação é gritante. Por que não construir este restaurante no Campus Universitário Darcy Ribeiro. Tenho certeza que iria agradar a gregos e troianos. Vamos continuar com opiniões que busquem o bem estar dos universitários e todos os que se encontram envolvidos no processo. Mais ação e menos saliva, desta forma o desenvolvimento vem por acréscimo. Estudantes e professores de extrema competência a Unimontes têm com sobra. Precisamos de mais estrutura. Contamos com as autoridades competentes e estamos de olho.
* Universitário