Uma das sub-bacias mais importantes da região de Coração de Jesus está ameaçada

Jornal O Norte
05/08/2005 às 18:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Rejane Santos e Flávia Maciel

A sub-bacia hidrográfica do riacho Lapinha dos Gamas, localizada no distrito de Luiz Pires de Minas, município de Coração de Jesus, no norte de Minas, corre o risco de secar. Pesquisas realizadas por técnicos da Emater mostram a necessidade de preservação e recuperação da mesma. Os moradores da região estão preocupados e com medo de ficarem sem este meio de sobrevivência. O agricultor José Maurício de Oliveira, que reside bem próximo à sub-bacia, disse que a iniciativa de elaborar um projeto para a conscientização dos moradores é de suma importância, pois o ambiente já começa a ser degradado e são necessárias atividades de recuperação em todos os sentidos.

A sub-bacia possuía cinco nascentes, que já secaram. Hoje só se vê as várzeas úmidas desses córregos ocupadas por culturas de subsistência e o nível de água do leito principal está baixando a cada dia e, conseqüentemente, prejudicando o rio São Francisco. Ao longo das nascentes foram implantados vários projetos de formação de pastagens, que levaram os fazendeiros a desmatarem desordenadamente, não respeitando nem mesmo a manutenção da mata ciliar – e isso foi outro fator que contribuiu para a degradação da sub-bacia. A realidade atual mostra solos expostos à erosão, que levam ao assoreamento dos afluentes e dos rios.

As comunidades rurais envolvidas na sub-bacia trabalham com produtos hortifrutigranjeiros, que abastecem o município e são vendidos na Ceanorte de Montes Claros. A história dos horticultores começou com um pequeno grupo familiar instalado às margens do riacho Lapinha dos Gamas. Hoje, eles produzem abóbora, tomate e pimentão para o consumo próprio e comercialização – adquirindo, assim, o necessário para a subsistência familiar.

Na década de 1970, a Emater já trabalhava com as famílias buscando aplicar técnicas e métodos de educação ambiental como palestras, unidades demonstrativas e visitas individuais e grupais. A partir de 1980, os córregos da região começaram de diminuir a vazão das águas dificultando o trabalho dos produtores. Hoje, se pode ver a vegetação degradada e a falta de conservação da mata ciliar – o que ameaça a existência da sub-bacia.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Coração de Jesus, com a parceria da Emater local, IGAM, Banco do Brasil e prefeitura municipal, pretende implementar um projeto de recuperação da sub-bacia. Este projeto tem os objetivos de:

Manejar adequadamente os recursos naturais renováveis.

Incrementar a produção e a produtividade hortifrutigranjeira.

Reduzir os processos de degradação do solo.

Dar destino adequado ao lixo e dejetos.

Estimular a organização e comercialização da produção local.

Viabilizar a educação ambiental, sanitária e alimentar.

Incentivar os agricultores na organização de uma “associação de produtores hortifrutigranjeiros”.

Em reuniões e eventos, os usuários, organizações ambientais e instituições públicas manifestaram a necessidade de preservar a sub-bacia e de elaborar um projeto ecologicamente responsável. Chegou-se ao consenso de que a recuperação ambiental é de suma importância, uma vez que os moradores do local vivem do que plantam.

É importante ressaltar, também, que Minas Gerais, dentro do contexto hidrográfico nacional, tem importância estratégica para a revitalização das principais bacias brasileiras, já que em seu território se originam rios que beneficiam vários estados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por