Tratamento odontológico em diabéticos

Jornal O Norte
21/11/2005 às 11:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

Tatiane Queiroz *

A diabetes, causa mundial de cegueira e insuficiência renal grave, precisa ser considerada também a importância no tratamento odontológico. Como 50% dos indivíduos que têm a doença não são diagnosticados, uma simples intervenção odontológica sem as devidas precauções pode se transformar em complicações graves. Como o diabético tem dificuldade de cicatrização, a deficiência pode evoluir para uma infecção generalizada, e conseqüentemente, à morte.

Problemas periodontais (gengivais), infecções intra-ósseas (que causam pus e desequilíbrio no metabolismo) e amolecimento de dentes, no diabético aparecem mais rápido.

Como o açúcar é a principal fonte de alimento das bactérias, o diabético com alta taxa de glicose possui o meio propício para a proliferação de bactérias que causam infecções.

Por isso, antes de iniciar qualquer procedimento odontológico, principalmente cirúrgico, o paciente deve saber se está com hiperglicemia, ou seja, com uma taxa elevada de glicose no sangue.

- A taxa de glicose do paciente deve estar controlada antes de qualquer tratamento odontológico

A taxa de glicose do paciente deve estar controlada antes de qualquer tratamento odontológico. Caso o controle não seja efetuado, o pós-operatório odontológico pode acarretar uma alveolite dental – uma infecção na área em que o dente foi extraído.

Tratamento estético e periodontal, raspagem do tártaro e canal também podem infeccionar se a diabetes não estiver equilibrada.

A infecção oral conhecida como periodontite é o sexto sinal mais comum de diabetes. Com a glicose controlada, não há nenhuma contra indicação; pode ser feito todo tratamento odontológico com segurança.

* Estudante do curso de Odontologia da Funorte

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por