Tião do Sibéria

Jornal O Norte
Publicado em 30/04/2010 às 11:58.Atualizado em 15/11/2021 às 06:27.

Wilson Silveira Lopes


Advogado e servidor público municipal



Tião do espetinho, do antigo “Bar Sibéria”, que os mais velhos conhecem de tempos passados, recentemente esteve doente provocando assim a preocupação de todos os seus amigos, freqüentadores do seu buteco onde todos costumam-se deliciar com o melhor espetinho de carne de porco da cidade, seguido de uma guia e de uma sempre estúpida cerveja gelada.



Impressionado fiquei com a fidelidade dos seus inúmeros amigos, dentre os quais conto comigo mesmo, que estive lá na segunda-feira última para comemorar a sua volta ao trabalho, com devotada alegria e felicidade no meu coração, por vê-lo espargindo a sua alegria tímida, simples e humilde, próprias de um cara que de fato tem um milhão de amigos.



Lá, todos felizes por sua volta, tomavam a sua cerveja naquele instante inicial, talvez a melhor degustada nos últimos tempos, muito pela saudade restante em cada um de nós dessa pessoinha, que de fato guarda no peito um bom coração e a amizade querida dos seus diletos freqüentadores.



Tião, tal o seu carisma, talvez devesse enveredar-se pela política de nossa cidade, pois nunca vi tanto carinho junto, tanto devotamente, de tantas pessoas por uma só pessoa.



Eu disse mesmo política? Não, isto é bobagem minha! Acho que perderíamos o nosso aconchego simples e habitual que é comparecer ao seu buteco, onde os amigos fazem sempre novos amigos, onde não se esquece os que já se foram desta para outra, onde todos se respeitam e super confraternizam todos os dias, onde ninguém tem cara ruim prá ninguém, onde a honestidade impera até prá pagar a continha da cerveja e do tira-gosto único daquela gostosa e bem temperada carne de porco.



Lá frequentam com prioridade os homens da nossa terrinha, sejam eles, advogados, carpinteiros, eletricistas, médicos, sociólogos, dentistas, construtores, fazendeiros, comerciantes, que sempre comparecem para o bate-papo ou o joguinho de palitinho, alíás muito curtido e comandado pelo Dr. George e os craques dessa diversão.



Dentre os que vão para uma coisa ou outra alí vamos encontrar sempre, Zé Carlos Maciel, Cascão, Dr Juliano, Sorriso, Miltinho, Rogerinho, Zuza, Dr. Geraldo, Sampaio, Junão, Renatinho, Azulão, Zequinha, Brandão, Ademir do Frango Forte, dentre tantos outros.



Lá é o lugar ideal para cada um aliviar e desestressar o peso do seu dia atribulado e desgastante, jogando para trás a picareta do trabalho, e passando ao deleite de mais um final de dia.



Após esses instantes, só nos resta a volta para as nossas respectivas casas, normalmente com o sentimento renovado na alegria que conforta e que toca profundamente o coração de cada um.



O Tião é portanto o marco que permite essa alegria, inda que de momento, a cada um de nós. A sua ausência foi sentida e o seu retorno só poderia ser festejado como foi!



Deu a volta por cima em sua saúde, que Deus certamente preservará ainda por muitos anos.



Que Ele o proteja, assim como a todos nós freqüentadores do seu buteco, para que vivamos bastante tempo, gozando sempre da amizade, do respeito e da confraternização que somente é possível com pessoas de bem.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por