Logotipo O Norte
Sexta-Feira,20 de Setembro

Tecnologia especializada no serviço de cardiologia

Jornal O Norte
23/08/2005 às 17:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Cinara Dreide


Repórter


dreide@onorte.net

O serviço de Cardiologia da Santa Casa de Montes Claros é referência na região e atende todos os convênios, principalmente os pacientes do SUS - Sistema único de saúde. Tendo como objetivo a realização de todos os tipos de exames cardiológicos necessários, desde os mais simples até os casos mais complexos.

A equipe do serviço de Cardiologia é composta exclusivamente por médicos com especializações na área de Cardiologia, estando à disposição dos pacientes 24 horas para atendimento.

Segundo o cardiologista, Geraldo Darci Ribeiro, todos os procedimentos realizados em grandes centros são executados pela Santa Casa.

- A nossa estrutura e tecnologia são comparáveis às de grandes centros de saúde do país. Todos os exames cardiológicos necessários podem ser realizados por nossa equipe médica - observa o cardiologista.

PIONEIRISMO

Um serviço pioneiro no norte de Minas é a Telemedicina, implantado pelo serviço de Cardiologia da Santa Casa em várias cidades da região. O objetivo é facilitar o rápido e preciso diagnóstico das insuficiências coronarianas através de uma análise criteriosa do eletrocardiograma do paciente e, conseqüentemente, seu rápido encaminhamento para um Centro de referência em cardiologia, no caso a Santa Casa da cidade.

Este recurso permite também diagnosticar arritmias cardíacas. A equipe do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa é formada por dois hemodinamicistas: Gerson Miranda e Vagner Vinícius Ferreira, ambos titulares pela SBHCI - Sociedade brasileira de hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

Segundo Gerson Miranda, a estrutura do laboratório de hemodinâmica da instituição é compatível aos de grandes centros.

- Nós realizamos hoje mais de 400 angioplastias e 1.500 procedimentos por ano. Somos um serviço de referência. São poucos os serviços de hemodinâmica em Minas Gerais que conseguem estes mesmos números - comenta o hemodinamicista responsável.

CREDENCIAMENTO

O serviço de Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa é composto pelos cirurgiões Flávio Donizete Gonçalves, Marcelo Maia e Fernando Rotatori. É o único serviço credenciado pelo ministério da Saúde como referência para atender aos pacientes do SUS em todo o Norte de Minas.

Segundo Flávio Donizete, as cirurgias cardíacas mais comuns são as de ponte de safena, as de válvulas e os aneurismas nos pacientes adultos; mas crianças também são operadas pela equipe da Santa Casa.

Outra observação feita pelo especialista é que por sermos uma região endêmica de doença de Chagas, ainda é freqüente a necessidade de implante de marca-passo, principalmente na população procedente da zona rural.

Já foram realizadas 897 cirurgias cardíacas na Santa Casa, sendo 810 pelo SUS. E somente nos primeiros seis meses de 2005 já foram realizadas 220 cirurgias. A meta da instituição e do seu corpo clínico é inaugurar, em breve, as novas instalações do CTI Coronariano para realizar transplantes cardíacos.

- O transplante cardíaco é o único procedimento que a equipe ainda não realiza. Mesmo estando apta, é necessária uma autorização prévia do ministério da Saúde - finaliza Flávio Donizete.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por