Artistas globais tentam comover telespectadores ao relatar (graves) problemas enfrentados durante inundação no Rio de Janeiro
Lindiane Reis
Jornalista
Domingo, 11 de Abril de 2010. Esta data será marcada por uma tragédia no Projac. Por causa das fortes chuvas no Rio de Janeiro, quando a cidade “alegre” ficou “triste”, o quadro “Dança dos Famosos”, do programa Domingão do Faustão não foi estreado. Apenas Ana Maria Braga conseguiu chegar ao Projac e ensaiar. Já Christine Fernandes, Sheron Menezes, Fernanda Souza, Letícia Birkheuer e Wanderléa não tiveram a mesma sorte. Mas, o elenco feminino da Dança dos Famosos de 2010 compareceu ao palco do Domingão do Faustão e relatou como o dilúvio atrapalhou e trouxe problemas a cada uma. Uma pena, nós, telespectadores, que esperávamos ansiosos assistir aos globais na pista de dança, fomos prejudicados.
Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, na terça-feira (06) acordou às cinco e cinquenta da manhã, como é de costume, e ao sair de casa encontrou as ruas inundadas. “Eu tenho sorte por ter um carro que basta apertar um botão e ele fica mais alto, por isso consegui chegar a tempo de gravar o programa, parte da equipe não chegou”, declarou aliviada. Ainda bem, já pensou uma manhã sem o “Mais Você”? Seria mais uma tragédia.
Fernanda Souza foi outra que conseguiu chegar ao Projac na terça, mas disse que ficou com muito medo, um sentimento horrível (coitada). Mas, segundo ela, o importante é que conseguiu. Wanderléa veio de mais longe, a cantora saiu de São Paulo e enfrentou a tempestade para dançar (me lembra até aquele trabalhador que perdeu o serviço e a vida também).
E teve mais sofrimento na rede Globo, a diretora da Novela Cama de Gato contou que diante da catástofre, as gravações ficaram atrasadas e a rede globo iniciou uma “operação de guerra”, quatro carros blindados foram colocados à disposição para transportar os protagonistas (privilégio de poucos).
Christine Fernandes comentou: “O que passei, nesse dia, foi tão pequeno diante de tanto descaso dos políticos”. A atriz mostrou o sentimento de revolta ao falar dos locais mais atingidos pela chuva, se referindo a eles como currais eleitorais
Esta não foi na trave, acertou em cheio e bem que podia ter deixado envergonhadas ou constrangidas as outras participantes do quadro Dança dos Famosos, por descarregarem em rede nacional problemas tão pequenos, tão banais perto de tanta destruição.
Os depoimentos, comoventes, eram parecidos com os das pessoas que perderam pais, mães, filhos, irmãos, tios, amigos, casas, gente que acordou e simplesmente se viu sozinha sem amparo e sem perspectiva de vida. Mais de 330 mortes foram confirmadas.
Fausto Silva dilacerava as falas, como sempre, e mesmo assim dava pra entender tudo, mesmo porque a expressão delas era deprimente. O apresentador fez um discurso ousado, acusando os políticos de não cumprirem seus papéis, no legislativo ou executivo. Palmas pra você Faustão, mas, nem isso vai conseguir apagar quase uma hora de ostentação e futilidades.
Não vamos contestar, de forma alguma, o profissionalismo dos artistas. Mas, não poderíamos, também, deixar passar em branco essa tentativa de comoção. Há coisas mais importantes a serem discutidas no nosso país. Um espaço nobre de uma emissora conceituada, com vários recordes de audiência deve ser melhor aproveitado como fazer do Brasil, um país melhor, por exemplo.