Seis por meia dúzia - por Elza Lopes

Jornal O Norte
26/01/2007 às 10:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:56

Elza Lopes *

A verdadeira educação consiste em dotar nas crianças o sentido da vida sem estudos. A forma simples pode às vezes complicar e transformar o que seria prazeroso em extremo stress, independente da qualidade de ensino. Ser compreendido às vezes torna-se difícil, desde quando ambas as partes detêm a ignorância a tiracolo.

Desde que me formei professora, muita coisa mudou na minha vida. Pensava que seria diferente assim, bem mais fácil, pois, formada, achava que as portas se abririam. Mas a realidade foi outra; primeiro, o termo usado “educação” tem o significado de polidez, cortesia, tratamento pasteurizado para com outros. Isto foi o que não encontrei na própria secretaria de Educação municipal.

Se antes tinha uma pessoa considerada mal educada (neste caso, refiro-me ao ex-secretário Gilmar Rodrigues), as coisas não mudaram. Tentei falar com a atual secretária e a mesma olvidou-me no banco da recepção e disse-me sua secretária que dona Dagmar estava com coisas mais importantes para resolver, mas que eu poderia voltar outra hora e agendar...

Pensei bastante em falar uns impropérios no exato momento, pois era a terceira vez que tinha ido naquele logradouro tentando falar com a mesma, mas deixei pra lá.             

Naquele momento, vi passar por mim a professora Baby. Confesso ter sentido saudade de quando a mesma era secretária de Educação, pois tudo era diferente, ela tinha seu jeito próprio de conduzir e tinha um refinado tratamento a todos que a procuravam. Muito se fala da desordenada estrutura administrativa do Dr. Athos. Acredito que no nosso meio tem gente mais competente do que esses nefastos secretários; acredito que, na reforma administrativa, muitas pessoas que ocupam espaço nas secretarias vão cair e só assim pode ser que ainda reste tempo para o prefeito fazer alguma coisa e mostrar para que veio ocupar o paço municipal.

Alguma coisa aconteceu, pois sei que fiz boa prova, mas não fui classificada. Recorremos junto ao ministério público, mas perdemos outra vez, só não perdi esta minha vontade de escrever este meu desabafo e falar com essa dama de lata para que se recicle, pois a verdadeira educação consiste em dotar nas crianças o sentido da vida sem estudo. E que educação é prazer em atender bem qualquer que seja a pessoa e seu objetivo ter sido contemplado com uma resposta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por