Logotipo O Norte
Sexta-Feira,15 de Novembro

Secretarias estão em alerta contra o sarampo

Jornal O Norte
25/07/2005 às 16:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Cinara Dreide


Repórter


dreide@onorte.net

Em decorrência das investigações epidemiológicas desencadeadas após a detecção de um caso de sarampo, o ministério da Saúde informou a ocorrência de mais dois casos de sarampo. A vigilância epidemiológica identificou duas crianças, irmãos, moradores da cidade de São Paulo, ambos não vacinados anteriormente contra sarampo.

Além desses dois irmãos de São Paulo, e do empresário de Santa Catarina, um filho do esportista também havia adquirido a infecção, o que totaliza quatro casos decorrentes do original.

A secretaria de Vigilância em Saúde do MS enviou todas as informações sobre esse evento para as secretarias estaduais de Saúde para que prossigam na busca ativa a novas suspeitas e realizem ações de bloqueio para impedir a disseminação da doença.

De acordo com o secretário de saúde, João Batista Silvério, os órgãos estão recomendando aos profissionais que trabalham nas áreas de saúde e do turismo que tomem uma dose adicional da vacina tríplice.

O MS também recomenda que os médicos dos serviços de saúde públicos e privados que atenderam a qualquer paciente com os sinais e sintomas sugestivos de sarampo que entrem em contato com a secretaria de Saúde do seu município e comuniquem, de forma imediata, os casos como suspeito de sarampo.

VACINA

A vacinação contra o sarampo é altamente segura e eficaz, sendo a grande responsável por não apresentar casos desde 2000. Além disso, como continua a ocorrer circulação de vírus do sarampo em todos os continentes, com exceção das Américas, sempre haverá a possibilidade de importação por turismo ou migração. Por esse motivo as ações de vigilância e de vacinação precisam ser realizadas de forma permanente. As secretarias Estaduais de todos os demais estados brasileiros estão informadas e sob alerta para a ocorrência de casos suspeitos.

- É importante que todas as pessoas que apresentarem sintomas procurem imediatamente unidades de saúde e que os médicos, ao atenderem qualquer caso suspeito, informem às vigilâncias epidemiológicas das secretarias municipais de Saúde – diz o secretário João Batista.

Em 1997, o Brasil teve uma epidemia de sarampo com mais de 53 mil casos e 61 mortes. Desde o ano 2000, não há casos com transmissão em território nacional. (Com informações do MS)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por