Quem manda na secretaria municipal de Educação: Dagmar ou Dr. Otávio? A secretária acha que deve nomear e dar posse aos professores e supervisores classificados no concurso público de 2004. Já o Sr. Otávio, procurador da prefeitura, e outro ilustre desconhecido Gilmar Ribeiro, que achamos que cairia no esquecimento após o afastamento da secretária de Educação, acham que os professores e supervisores não têm direito à posse, porque eles já decretaram o fim do concurso.
Enquanto isso, esses profissionais concursados sofrem com os contratos em condições precárias e aguardam uma resposta do Ministério Público sobre a representação feita contra a secretaria de Educação, para que tomem providências urgentes.
É necessário que a SME dê uma resposta urgente, para que tenhamos clareza de como será o processo de contratação para o próximo ano, pois este já está no fim e os contratos atuais vão rescindir.
Se não houver lista de classificação pelo concurso, como será? Especula-se que a velha prática de quem indica poderá voltar. Os vereadores da situação indicariam professores e supervisores para as escolas.
Tememos ainda que o processo não seja tão transparente como é anunciado, pois temos precedentes de falta de transparência. Só para citar um exemplo, no último dia 20 de setembro uma diretora de uma escola municipal me ligou, orientada pela responsável do setor de contratação da SME, Dirce Maria, oferecendo-me uma vaga na sua escola, sem nenhum vínculo contratual. Argumentou que eu ocuparia o cargo até o dia 1º de outubro, quando ela, então, faria a divulgação da vaga. Eu não aceitei, obviamente, pois queria ter uma segurança contratual. Só que até hoje essa vaga não apareceu. Onde está a transparência?
Desconfiamos que essa prática é costumeira, por isso exigimos regras mais claras. Tem 8 anos que sou professor contratado da prefeitura e tem 8 anos que não sei o que é gozar férias, pois todo dezembro findam-se os contratos e os professores que não foram efetivados têm que ficar alertas e de plantão, esperando a boa vontade da secretaria para nos contratar novamente. Até que as vagas apareçam, é uma longa história. Neste ano, por exemplo, eu fui contratado em março, enquanto os alunos ficaram sem professor desde o início de fevereiro. Dá para confiar?
Estaremos cobrando nomeação e posse dos professores e supervisores enquanto esta administração não se manifesta.
Robinson Soares dos Reis
Professor municipal - Matrícula: 38797-5/1 -
RG- MG 12-805.554 - Fone: 3212.5061