Logotipo O Norte
Quinta-Feira,19 de Setembro

Saúde realiza I conferência do trabalhador

Jornal O Norte
29/09/2005 às 10:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Cinara Dreide


Reporter


dreide@onorte.net

Em Montes Claros, como em todo o estado de Minas Gerais, a I Conferência municipal de Saúde do trabalhador terá como tema Trabalhar, sim; adoecer, não.

A I Conferência começa hoje e vai até o dia 01 de outubro, com abertura às 19 horas, no auditório da Associação comercial e industrial e prosseguimento, nos dias 30/09 e 01/10, na Casa de encontro das Irmãs Mercedárias, no centro da cidade.

Sob a coordenação da secretaria municipal de Saúde e do Conselho municipal de Saúde de Moc, terá como norte os seguintes objetivos: fortalecer a compreensão e a atuação do controle social em saúde do trabalhador; discutir os projetos e propostas para uma efetiva implementação de política pública de saúde do trabalhador; as principais causas das doenças ocupacionais dos trabalhadores; a implantação do Centro de referência em saúde do trabalhador em Montes Claros; e eleger delegados à III Conferência nacional de saúde do trabalhador, que acontecerá em Brasília (DF), nos dias 13,14 e 15 de dezembro de 2005.

QUESTIONAMENTOS

O prefeito Athos Avelino entende que alguns questionamentos precisam ser respondidos em relação à saúde do trabalhador brasileiro, cujo debate insere-se no conceito mais amplo de saúde pública.

São eles, segundo sua visão: como identificar os problemas que o trabalhador enfrenta com relação à sua saúde? Quais são os principais entraves à sua solução? É seu entendimento que o SUS - Sistema único de saúde deve encarregar-se do papel de vigilância da saúde dos trabalhadores, assim como da integração das políticas internas da saúde que afetam o trabalho?

O secretário municipal de Saúde João Batista Silvério entende que a incorporação de novas tecnologias que implicam prejuízo à saúde dos trabalhadores ou desemprego, ou ainda, impacto nefasto ao meio ambiente, o trabalho em áreas contaminadas, migração e transferência de riscos e discriminação social no trabalho são questões que devem ser enfrentadas.

- Daí a necessidade de um debate amplo sobre o tema, bem como uma tomada de posição, concretamente, nas três esferas de governo, pelo benefício múltiplo que as soluções acarretam – diz o secretário de saúde.

CONFERÊNCIA

A I Conferência municipal de saúde do trabalhador de Moc será aberta, hoje, às 19 horas, no auditório da ACI, na Rua Carlos Gomes, 110, centro, e contará com a presença do prefeito Athos Avelino, do presidente do Cosems/Norte, José Veloso Souto Júnior, da diretora da Dads/Moc, Olívia Pereira Loyola e do secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério.

A I Conferência contará, ainda, com a participação da coordenadora estadual de atenção integral à saúde do trabalhador de Minas Gerais, Carla Anunciatta.

ASSUNTOS

As palestras são sobre os seguintes temas: como consolidar e fortalecer os princípios e diretrizes do SUS nas demais políticas de inter e intrasetorialidade em saúde do trabalhador; como as políticas de saúde do trabalhador podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais e do país, e como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores.

Para os debates que se seguirão às palestras e mesas redondas, a coordenação da I Conferência elaborou um documento base, a partir do já existente para a III Conferência nacional e o disponibilizará para todos os participantes do evento, que pretende reunir, nos três dias, mais de 1.200 pessoas.

Minas Gerais também terá a sua III Conferência, formatada dentro dos eixos temáticos propostos. Ela acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2005, na Associação médica de Minas Gerais.

Com informações Ascom/PM

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por