Logotipo O Norte
Sexta-Feira,15 de Novembro

Saúde bucal: Moc terá "Brasil sorridente"

Jornal O Norte
01/08/2005 às 16:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

A CIB - Comissão intergestora bipartite, instância colegiada formada por gestores estaduais e municipais, aprovou a instalação de 66 CEOs - Centros especializados odontológicos e 18 laboratórios odontológicos em Minas Gerais. Segundo Murilo Fernando de Lima e Silva, coordenador de Saúde bucal da SES - secretaria de estado da Saúde já foi encaminhada solicitação ao MS - ministério da Saúde para análise. Serão 49 municípios beneficiados.

Atualmente, Minas conta com seis CEOs em pleno funcionamento, localizados em Belo Horizonte, Varginha, Governador Valadares, Nova Lima, Sabará e Brasília de Minas. Outros nove, estão em processo de implantação e beneficiarão os municípios de Juiz de Fora, Itaúna, Itabirito, Montes Claros, Vespasiano, Patos de Minas, Caratinga, Itacarambi e Ribeirão das Neves. Três laboratórios já atuam no estado.

Dos 66 novos centros, 31 possuirão três consultórios, com incentivo mensal de aproximadamente R$ 6.600 e 35 terão quatro consultórios, com recursos da ordem de R$ 8.800 por mês. Para Murilo Silva esta é uma ação que garantirá para a população acesso a saúde bucal.

- Antes era feito apenas o atendimento básico e com pouca estrutura. Os CEOs possibilitarão atendimentos de média complexidade antes não oferecidos - diz.

Com os centros, os usuários passarão a contar com tratamentos especializados como o de canal, gengiva, pacientes especiais, cirurgias bucais odontológicas e de câncer bucal.

Nove milhões de pessoas no país precisam de uma prótese e não têm dinheiro para comprá-la. Os laboratórios visam suprir esta carência, produzindo próteses que serão distribuídas gratuitamente pelo SUS - Sistema único de saúde.

BRASIL SORRIDENTE

A construção dos Centros especializados odontológicos é uma das estratégias do programa Brasil sorridente, desenvolvido pelo MS e implantado com o apoio das secretarias estaduais e municipais, o programa tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento odontológico, disseminar os princípios básicos de higiene e cuidados com a boca, além de promover ações educativas e preventivas em saúde bucal.  

Entre as metas do programa estão: ampliação do número das equipes de saúde bucal no Programa saúde da família, distribuição de 500 mil kits de higiene (escova e pasta de dente) por ano, adição de flúor à rede de abastecimento de água de dois mil municípios e construção de 354 Centros de especialidades odontológicas e laboratórios de prótese dentária.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por