Logotipo O Norte
Sexta-Feira,20 de Setembro

Samu/192 ainda não está funcionando na cidade

Jornal O Norte
05/09/2005 às 10:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Cinara Dreide


Repórter


cinara@onorte.net

O Samu-192 - Serviço de atendimento móvel de urgência foi criado em 2003, coordenado pelo ministério da Saúde e que cobre cerca de 67,9 milhões de brasileiros em situações de urgência e emergência em 307 municípios.

Em Montes Claros o serviço ainda não funciona, mas segundo informações do CB – Corpo de bombeiros para que o serviço comece a funcionar na cidade basta a iniciativa da prefeitura.

Inspirado em um modelo francês, o serviço é um dos componentes da Política nacional de urgências e conseguiu reduzir o número de mortes em acidentes graves e as seqüelas da falta de socorro precoce. O Samu vai ao local do acidente atender à vítima o mais rápido possível, evitando uma série de complicações que o paciente geralmente apresenta pela falta de socorro e que, na maioria dos casos, leva à morte.

São pacientes em busca de atendimento para casos de emergência, como acidentes com vítimas, infartos, intoxicações, complicações renais, agravos psiquiátricos e até partos.

A técnica de enfermagem Rosangela Ferreira Mendes diz que além do benefício direto para quem precisa ser atendido às pressas, o Samu-192 começa a colocar em prática algo que a saúde pública no Brasil necessita há bastante tempo.

- Mais do que oferecer ambulâncias para situações de risco, o Samu atua por meio de uma rede de logística, que indica ao paciente o centro de saúde mais próximo de sua casa e onde poderá encontrar a especialidade de que necessita - diz a técnica de enfermagem.

SISTEMA

Mas como saber se o problema precisa de atendimento urgente ou de emergência? De acordo com o clínico geral, Walter Cardoso, a urgência é aquela em que o médico dispõe de algumas horas para agir. A situação se relaciona a problemas de fratura e a alguns tipos de dor. Os agravos com risco de morte são classificados como procedimentos de emergência. O Samu atende os dois casos.

O serviço começa a funcionar no momento em que alguém telefona para o número 192, pedindo ajuda. Sua ligação é atendida por uma central de regulação. O médico de plantão avalia se é necessário o deslocamento de uma ambulância ao local.

O Samu-192 possui um imenso banco de dados com informações sobre procedimentos médicos e serviços que os hospitais públicos brasileiros podem oferecer à população.

O serviço também pode agir de forma muito importante em situações de calamidade pública. Nessas ocasiões, as equipes do programa não só aplicarão os primeiros socorros como poderão realizar a triagem de risco das vítimas, fazer o encaminhamento dos pacientes para a rede hospitalar do SUS e organizar os trabalhos da Defesa civil, Corpo de bombeiros, polícia e voluntários.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por