Iran Rego
Médico cardiologista
Na época de Jesus o judaísmo se divida, em 12 seitas, sendo as mais importantes: Fariseus, Saduceus, Essênios, Zelotes, Hebreus (ortodoxos), etc...
A reencarnação fazia parte dos dogmas da maioria dessas seitas, porém com o nome de ressurreição.
Os Saduceus, de modo peculiar, achavam que com a morte tudo se acabava, o próprio espírito “voltava para Deus que o criou” e a individualidade cessava de existir.
Os Essênios eram mais claros na sua crença reencarnacionista, acreditavam que o espírito ia e vinha nas vidas sucessivas. Todos,entretanto,confundiam ressurreição com reencarnação; a ressurreição poderia tanto ser a ressuscitação como a reencarnação.
Os Hebreus (ortodoxos da época) é que acreditavam na ressurreição como alguns acreditam hoje: que o espírito voltava ao próprio corpo para ser julgado. Por isso Paulo de Tarso, na epístola aos Hebreus disse: (Cap. 9 Versículo 27) “Está determinado que os homens morram uma só vez” se referindo ao “estado físico” do homem e não ao espírito, que ele sabia, persiste mesmo depois da morte. Os Católicos, Protestantes e Evangélicos herdaram esse conceito dos Hebreus ortodoxos.
Na bíblia, 45 vezes se evidencia claramente o conceito reencarnacionista. No velho testamento, Jeremias: 1:5 “Antes que fostes formado, eu já te conhecia”... Malaquias: 3:23 “vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”... No novo testamento, Mateus 11:10 à 14 “É dele que está escrito: Eis que envio eu envio meu mensageiro antes”... (Malaquias), 11 vv 14. Em Mateus 17,10 a13:“Elias já veio e vocês não o reconheceram...”( “transfiguração”), Lucas 9:55 “Não sabeis de que espírito sois animados”; João 3:3 Conversa com Nicodemos:
1º “Não te admires de que eu te haja dito ser necessário que nasças de novo”...
2° “Renascer da água” ? elemento primordial – líquido amniótico etc...
3º “O que é nascido da carne é carne”... ? Genética.
“O que é nascido do Espírito é espírito ? Vidas sucessivas.
4º “Não sabes de onde vem, nem o que será o Espírito” ? Esquecimento reencarnatório.
I Pedro cap. 3 :19 “... Ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, aquele que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes”...
As vestes de Elias e João: Notar que tanto na época de Elias como na de João Batista se vestiam diferente. Em II Reis 1:7 e 8? Olozias: “Coberto de pele com pelos e que trazia uma cinta de couro em volta dos rins”. Em Marcos 1:6 “João andava vestido de pelo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, alimentava-se de gafanhotos e mel”...
Os laços de família: os espíritos se juntam no plano espiritual para formar famílias e evoluírem juntos: o encontro é contínuo somente as responsabilidades são “em rodízio”. Os mais evoluídos ajudam os menos. Ás vezes é colocado um espírito, ou mais inferior (ovelha negra) ou mais evoluído (para-raio) nas famílias. São as inserções espirituais com a finalidade de ajudar na evolução do grupo.
Alternativa do futuro além-túmulo:
1º O Nada, de acordo com os materialistas;
2° A absorção no todo universal de acordo com o Panteísmo (Saduceus);
3° A individualidade, com fixação definitiva da sorte (Católicos, Protestantes e Evangélicos);
4º A individualidade, com progressão evolutiva, reencarnação (Espiritismo,Budismo, Indianismo, etc...).