Psicologia e Comportamento: Série: choque de felicidade - O natural e gratuito remédio - por Leila Silveira

Jornal O Norte
Publicado em 03/01/2008 às 10:57.Atualizado em 15/11/2021 às 07:21.

Arranjar um passatempo, hobby, criar animais, praticar esportes, viajar, realizar trabalhos voluntários, alimentação saudável, terapias ocupacionais, música, teatro, cinema, literatura, são receitas universais consagradas para quem quer melhorar sua qualidade de vida e dar passos à frente na busca de ser feliz.



Todas estas atividades e muitas outras ainda (meditação, relaxamento, yoga, massagem, visualização criativa...) são alavancas certeiras no caminho da plenitude, e re-carrega nossas baterias, diminui o stress e fortalece nosso espírito e sistemas imunológicos.



Porém não vivemos isolados, não somos uma ilha...O ser humano é por natureza um ser gregário, relacional... É preciso sentir o bem estar conosco, mas também com nosso ambiente cotidiano, com nossos círculos de relacionamento, com o mundo circundante!



Quero hoje refletir com vocês sobre uma receita infalível, imprescindível, e que não exige investimento financeiro de nossa parte. Estou falando de amigos de verdade, de carne, osso e alma.



O ser humano precisa sentir-se parte de um contexto, mais abrangente onde possa trocar idéias, carinho, afeto e atenção. Compreender que experimentar e usufruir os contatos e de relacionamento sincero de amizade é uma necessidade do ser humano moderno, além de fundamental para quem anseia encontrar a trilha que leva à felicidade.



Na realidade ninguém consegue ser feliz sozinho. Sentimo-nos melhor, mais seguros, mais confiantes quando estamos próximos de outras pessoas quando compartilhamos nossos desejos e aflições com alguém...



Mais do que a conta bancária, os amigos são a maior riqueza que podemos ter.



Quando partirmos desse plano, a única herança que nosso espírito conserva é a capacidade que conseguimos desenvolver de nos amar e amar os nossos semelhantes... Na realidade este é no fundo o único e maior aprendizado que objetivamos em nossa curta passagem pela terra. Cultivar amigos faz parte desta missão, mantê-los, perdoá-los, revê-los, re-descobri-los novamente é essencial neste exercício incessante de conhecer e praticar o amor.



No fundo todos nós dependemos do apoio e do reconhecimento das pessoas mais próximas (familiares e amigos). Delas sempre esperamos um sinal de compreensão, um toque de esclarecimento, um gesto de compaixão, um olhar complacente, um sorriso de cumplicidade, um afago de carinho.



Dos amigos esperamos tudo... Menos a condenação...



Portanto reserve tempo para cuidar das relações de amizade que você já têm ou desenvolve-las. E quando houver necessidade de dizer algo, faça-o amorosamente, delicadamente com tato e sensibilidade, demonstrando seu desejo genuíno de ajudá-lo apenas!



A agressividade, o autoritarismo, a intolerância são ingredientes natos para a instalação e manutenção dos conflitos.



A melhor dica para manter sua amizade sem viés nem rugas é aceitar o outro do jeito que é, sem exigir mais do que ele possa te dar.



Tem muita gente que considera amigo aquele que está presente e nos consola quando estamos na pior, mas consolar quem está na pior é muito fácil e não precisamos ser amigos de fato para fazermos isto ou desempenharmos este papel.



Amigo mesmo para mim é aquele que vibra com nossa vitória mesmo sendo nosso concorrente, é aquele que comemora nosso sucesso como se fosse dele!



As relações de amizades, as verdadeiras demonstrações de afeto são um néctar natural e um gratuito remédio que pode nos propiciar a felicidade e cura das dores da alma.



Concluo desejando a todos os meus amigos e leitores um 2008 abençoado, onde todos os sonhos larvas se transformem em lindas borboletas!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por