Psicologia: Cumprimente-se por ser o que é - por Leila Silveira Miranda

Jornal O Norte
Publicado em 30/08/2007 às 17:43.Atualizado em 15/11/2021 às 08:14.

Leila Silveira Miranda *



Oi Leila, estou no último ano de faculdade, mas me sinto completamente sem perspectivas. Tenho baixa estima e não consigo me ver no mercado de trabalho. Tenho apenas 27 anos, mas me sinto velha e derrotada. Não namoro e sou triste. Sinto culpa por coisas do passado. Só vejo o pior da vida. Às vezes sou muito consumista, outras me tranco em casa e não quero ver ninguém. Por favor, preciso de uma orientação. Muito obrigada. Ana.



Querida Ana. É lamentável ver sofrimento desnecessário de tantas pessoas que, como você, não acreditam em si, pela baixa auto-estima, pelas dificuldades que se acumulam, pelo horizonte carregado que vislumbram, pela desesperança que  perturba  sua alma, pelo receio com que vêem o amanhã de sua vida, pela alegria perdida, pela falta de perspectiva no trabalho, no amor, nas finanças, nos relacionamentos, e acabam por se tornarem cada vez mais cabisbaixas e lentamente vão se deixando levar pelo pessimismo, vão se desvalorizando,  perdem  a graça , o entusiasmo...



Muitas apelam para o consumismo exagerado, para uma preocupação puramente cosmética, numa disputa inglória e diária com o espelho, num artificialismo que lhes rouba a autenticidade e verdadeira identidade; outras, ao contrario, se deixam abandonar completamente, perdendo a vaidade necessária, se retraindo e se refugiando solitárias de tudo e de todos.



Isto sem falar nos episódios mais sérios, patológicos, de desespero e depressão que, freqüentemente, se sucedem a tais quadros de fragilidade psíquica, comprometendo seriamente a saúde emocional dessas pessoas.



Na verdade, todo este quadro pode e deve ser revertido completamente! E, através de uma mudança pra valer, que felizmente está ao alcance de todos nós, independente de raça, sexo, status, profissão e escolaridade.



Vale para todas as torcidas, para todos os credos, para todas as idades!



Começa pela compreensão e entendimento de que você é única no universo, que após a louca corrida da fecundação foi você, com suas características, seu jeito de ser e sonhar, foi a escolhida, foi a premiada, simplesmente porque foi assim que estava estabelecido no cosmos, porque era seu o direito de nascer,  porque  a vaga era sua, como também é sua toda uma maravilhosa trajetória a ser percorrida nesta mágica aventura terrestre.



Portanto, pense bem, você já nasceu como vencedora e abençoada! Acredite nisso!



Esqueça por uns instantes tudo que a vem perturbando e aborrecendo ultimamente, e renda-se a esta descoberta, valorize-se, cumprimente-se a si mesma, dê-se os mais efusivos parabéns, aprecie o privilégio por ser você mesma, como foi detalhadamente planejado nas estrelas, celebrado pelos anjos e aprovado por Deus.



Esqueça o que passou, dê um tempo para as críticas, perdoe erros ou falhas cometidas, compreenda que esteve até aqui fazendo o melhor que pode, e que um novo tempo está começando, uma nova aurora está surgindo, uma nova luz brilha em seus olhos, um novo poder emana de seu peito! Só alguém especial e único como você, que conhece tão bem seus próprios desejos, suas mais íntimas vontades, sonhos, metas, ambições, preferências e escolhas, será capaz de realizá-los, de conquistá-los, de usufruí-los, de materializá-los...



Acredite que, com a mesma ansiedade que você, elas te esperam como frutas amadurecidas num pomar para serem colhidas pelo seu agricultor, como belas flores pelo seu jardineiro, como saboroso pólen a ser colhido pela abelha...



Seu sucesso, paz, alegria e prosperidade estão lá, atracados no porto como uma embarcação à espera do seu capitão, como trono à espera do rei, um livro aberto à espera da caneta que escreverá sua fascinante história neste mundo.



É madrugada que sabe que o sol vai nascer, é semente que só espera a primeira chuva para brotar, são as primeiras dores que anunciam o parto da vida, é a ousadia florescente dos ipês que decretam o final do inverno...



Concentre-se, medite, pense em tudo que quer ser, imagine onde quer trabalhar, quanto quer ganhar, visualize onde quer morar, idealize seu príncipe encantado, escolha o carro que deseja, seus amigos, veja-se na lista vitoriosa dos graduados, dos mestres e doutores, rejuvenesça, adote a idade que lhe agradar, sinta-se forte, imbatível, desejada, próspera e bem sucedida.



Tudo isto e muito mais só dependem de você! Apodere-se agora do que,  por direito divino, já é seu, e se encontra à sua espera, em meio à fartura que o universo gratuitamente reserva a cada um de nós.



Não espere nem mais um dia para conquistar tudo que lhe pertence! Basta apenas que você se abra para a abundância cósmica, que compreenda que seus pensamentos são a ferramenta para a sua transformação, o código, a energia, o combustível perfeito para esta viagem sem limites. Esta viagem fantástica é adquirida na agência de sua  cabeça, e seu check-in ocorre no momento em que você se livra das crenças e superstições negativas, remanescentes da infância, e que se acumularam em suas vivências posteriores... A compra do bilhete só é possível depois de se desfazer, de lançar no lixo toda esta sujeira mental, ilusória, prejudicial e inútil .



O embarque está assegurado quando você começa a substituir e ocupar seu espaço mental com bons pensamentos, afirmações positivas, desejos elevados, meditações silenciosas, mantras curativos...



Aí, minha querida, é só alimentar o céu de brigadeiro com sua bondade, criatividade, otimismo, curiosidade, estudo, lazer, desapego, amizade, cooperação, espiritualidade, e entregar-se ao desígnio divino, deixando que o fluir natural da vida cumpra o seu propósito, lhe cubra de graças e benefícios, lhe proporcione grandes aventuras, abrindo todas as portas e janelas do sucesso, após um pouso firme, numa escala segura, num terminal luminoso com acesso privativo à felicidade.



Participe por e-mail, dando sugestões ou fazendo perguntas.



* Psicóloga, professora do Isemoc/ Funorte


leilasilveira@bol.com.br

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por