Logotipo O Norte
Sexta-Feira,20 de Setembro

Procon destrói alimentos vencidos

Jornal O Norte
16/08/2005 às 16:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

O Procon de Montes Claros está com um trabalho de visitas sistemáticas e rotineiras às empresas da cidade, englobando os diversos setores.

Somente neste ano, foram recolhidas aproximadamente cinco toneladas de produtos com validade vencida. Eles foram destruídos ontem, às 15 horas, no aterro sanitário. Segundo o secretário municipal de Segurança e Direitos do Cidadão, João Avelino Neto, há muito tempo não se fazia uma fiscalização programática como a que vem sendo realizada.

O chefe da Divisão de fiscalização do Procon, Alberto Menezes de Oliveira, esclareceu que os alimentos impróprios para o consumo foram apreendidos durante as fiscalizações rotineiras a estabelecimentos comerciais e, também, por meio de denúncias de consumidores.

Diariamente, os fiscais percorreram supermercados, mercearias, lanchonetes e outras empresas do comércio varejista que vendem produtos perecíveis.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO

A orientação do prefeito Athos Avelino é para que o Procon, órgão vinculado à secretaria de Segurança e Direitos do Cidadão exerça um trabalho muito mais educativo e preventivo do que punitivo.

Neste sentido, o chefe da Divisão de fiscalização ressalta que o importante é o consumidor ter consciência de que os alimentos apreendidos poderiam ter sido consumidos. Portanto, é preciso estar alerta ao adquirir produtos perecíveis.

O Procon recomenda aos consumidores cuidado na hora de ir às compras. É necessário verificar a data de fabricação, os prazos de validade e a origem dos produtos. Sobre as diligências, Alberto Menezes esclareceu que o trabalho inicial é de conscientização.

- Promovemos blitze educativas e apreensão, as multas aos estabelecimentos só são aplicadas em caso de reincidência - diz Alberto. (Com informações APM)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por