População se preocupa com a pureza da água ingerida

Jornal O Norte
14/07/2005 às 17:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Cinara Dreide


Repórter

Os purificadores são aparelhos de tecnologia mais avançada destinados à melhoria da qualidade da água distribuída pela rede pública local através de tratamento físico químico e de controle do nível microbiológico, ou seja, do controle das bactérias.

Sua função é eliminar tanto partículas sólidas como, por exemplo, limo, barro e ferrugem, quanto elementos químicos, que dependendo da quantidade presente na água tornam-se extremamente prejudiciais à saúde, como o cloro, chumbo e mercúrio.

Além disso, repõe sais minerais, como cálcio e potássio altamente benéficos para a saúde e esta é a principal diferença entre purificadores e filtros - sendo estes mais simples, pois são aparelhos que se restringem a filtragem de partículas sólidas (barro, limo e ferrugem) e a redução do cloro. Os preços variam entre R$ 250 e R$ 400.

De acordo com o vendedor de purificadores, Hugo Leonardo, para garantir o bom funcionamento do seu aparelho purificador é necessário efetuar a limpeza da sua caixa d’água duas vezes ao ano.

Para a dona de casa, Jane Lemos Silva além de conservar a pureza da água que é ingerida, é importante conservar a da caixa de água.

- Quando o teste da água foi feito em minha casa e vi quanto impureza ingerimos, logo fiz um esforço e comprei um purificador - diz Jane.

Certamente o elevado número de tipos e a ausência ou variedade de informações quanto à utilização ou a finalidade dos filtros tem a ver com a inexistência de uma norma ou regulamento que explicitem os requisitos a serem observados pelos filtros domésticos.

- Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade da água que elas estão ingerindo. Com isso, têm propiciado o aumento das vendas deste produto. Antes de vendermos os purificadores, sempre testamos a qualidade da água nas casas para mostrar a importância de uma água purificada - enfatiza Hugo.

Se de um lado os elevados números de tipos oferecem alternativas, a ausência e a grande variedade de informações confundem o consumidor quanto à decisão de compra.

Uma informação que todas as marcas deveriam contemplar é se o filtro deve ser usado para água pré-tratada - água fornecida pela rede de abastecimento dos centros urbanos; ou água direta da fonte - poços, nascentes.

IMPORTÂNCIA DO PURIFICADOR

Cerca de 70% do nosso corpo são compostos por água que deve ser ingerida em abundância para manter um corpo saudável e em equilíbrio. Porém, mesmo sendo tratada previamente pela rede pública, a água sofre contaminações durante o percurso, desde a estação de tratamento, passando pela rede de canos, pela caixa d’água da residência até chegar à torneira da cozinha, tornando-a totalmente inadequada para o consumo, podendo provocar doenças como cólera, transmitida pelo vibrião colérico que provoca infecção intestinal aguda; leptospirose, urina de rato, que ocasiona febre, vômitos e dores musculares; febre tifóide, salmonella tiphy, que provoca febre, mal estar e dor de cabeça; giárdia, que provoca inflamação simultânea de estômago e intestinos; hepatite, que provoca inflamação do fígado; coliforme fecal, que provoca disenteria aguda.

Outro benefício que os purificadores de água oferecem à saúde é a reposição de sais minerais que geralmente são perdidos no tratamento da água, como o cálcio e potássio. Esses elementos não são fabricados pelo organismo, porém contribuem para o seu bom funcionamento.

- Ingerindo diariamente uma água purificada e mineralizada, você estará repondo estes elementos e garantindo um corpo saudável e em equilíbrio - relata o vendedor.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por