Ponto de vista

Jornal O Norte
26/07/2006 às 11:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:40

Raphael Reys *

Segundo Novalis: a vida é uma doença do espírito. Refere-se o escritor às dificuldades quase intransponíveis que a nossa consciência encontra, ao tentar definir, de alguma forma, os propósitos da vida quando observada à luz do insatisfatório e pessoal conhecimento objetivo.

Borges comenta que: Todos os fatos que podem ocorrer a um homem, desde o instante do seu nascimento até o de sua morte, foram prefixados por ele. Uma clara alusão de que o nosso destino foi, de alguma forma, traçado pela nossa consciência e livre arbítrio.

O renomado escritor argentino concorda com o filósofo Platão, fundador da secular Academia, quando o mesmo comenta, na sua obra A República que Deus é inocente.  É  a teoria da imortalidade da alma, do livre arbítrio total do homem e das reminiscências do inconsciente.

Ensinava a Academia, que por ter um espírito imortal, o homem, quando trazido à vida física, o é em missão e tudo o que lhe acontece foi por ele mesmo projetado, com a permissão Superior.  E somente a ele compete julgar e avaliar a si mesmo, já que, como criação, é parte integrante do Criador.

O espírito é uma centelha fragmentada do seio do Eterno, e que ao se revestir de uma alma e um corpo físico cumpre uma missão! Assim são os diversos caminhos projetados para que neles ocorram as evoluções!

A vida só será entendida como dádiva e uma plenitude conferida.

Devemos buscar respostas na nossa própria consciência, já que como filhos das estrelas no nosso íntimo estão guardados todos os conhecimentos universais, todas as experiências vividas pelo ser ao longo da rota evolutiva. A eternidade, a tudo registra!

Lembremos que a razão é passional, e criada por nossos desejos. Sendo assim, não serve para avaliarmos os propósitos da vida e da evolução.

Este mundo será sempre o palco de manifestações de formas, de ilusão, de coloridos eletrônicos, atômicos e vibráteis, que enganam os nossos sentidos objetivos. É o Véu de Ísis.

Diz o aforismo que: a solidez é uma charada. A escola iniciática de Amom afirma que A verdadeira ação ocorre primeiro no mundo espiritual, cabendo ao mundo físico dela somente um reflexo...

Habitamos corpos físicos em uma vida física, para que se cumpra à vontade do Criador.

* Cronista

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por