Pode?

Por Eduardo Costa

Jornal O Norte
Publicado em 27/05/2014 às 10:11.Atualizado em 15/11/2021 às 16:51.

*Eduardo Costa

Ficamos arrepiados quando o secretário-geral da Fifa faz críticas ao nosso país e avisa aos estrangeiros que virão para a Copa para terem em mente que, aqui, “10 horas nem sempre significam 10 horas”. Realmente, ele é um chato de galocha, mas, convenhamos, o tempo passa e nós não conseguimos fazer as coisas com seriedade. Veja só o e-mail do Jordão Fernando, futuro advogado, acerca do atendimento que teve no Sine – Sistema Nacional de Emprego, posto de Venda Nova:

“Na primeira semana de abril, liguei para o órgão responsável, buscando informações quanto ao seguro-desemprego. Fui informado de que a entrega de documentos ocorre apenas por agendamento – o que me parecia perfeito num primeiro momento –, mas que a primeira data disponível, na capital mineira, seria 21/05, ou seja, um mês e meio depois do agendamento.

No dia marcado, chego meia hora antes, conforme recomendado, e sou informado de que o sistema estaria fora do ar temporariamente. Meu horário era 12h10. Como algumas pessoas estavam sendo atendidas no setor, acreditei que seria atendido, mesmo com atraso. Ocorre que, dado o meio-dia, não havia nenhum atendente nos guichês para dizer o que estava acontecendo – ou atualizar o sistema visando voltar a trabalhar – e eu fiquei ali esperando. Percebi, pelo cheiro de comida, que se tratava da refeição dos atendentes.

Pra que me agendar para 12h10? Para esperar os funcionários voltarem à mesas após uma hora de almoço? Indignado, fui embora às 13h – 50 minutos após o horário agendado –, sem o respaldo de nenhum atendente para informar se o sistema já tinha voltado. Certamente eles não sabiam, pois não estavam nas mesas para apertar o F5.

Voltei à recepcionista e ela me informou que a única opção era reagendar. Fui reagendado para sexta-feira última, às 9h. Indignado, retornei e vi tudo vazio. Feliz, pensei: enfim serei atendido com eficiência. A mesma recepcionista logo me informou: ‘Hoje estamos sem internet, não será possível fazer nenhum tipo de atendimento’. Logo indaguei a previsão para o horário de retorno e ela exclamou, em tom irônico, que ‘só segunda feira’ (bem contumaz órgãos públicos ficarem sem serviços nas sextas-feiras por problemas técnicos).

Revoltado, requeri novo agendamento pra segunda e ela disse que não poderia, pois segunda já estava cheio. Só havia vaga disponível para quarta-feira. Não aceitei e ‘soltei os cachorros’. Fui reagendado para segunda (hoje), no horário que eu quisesse. Por fim, requeri o telefone de reclamação da Sedese e eles disseram que não tinham. Infelizmente, se esqueceram de que existe Google nos tempos atuais.

Em suma, se trata de um benefício de caráter emergencial e urgente. Quantas famílias dependem dele para se manter enquanto o provedor está em busca de um novo labor? Graças a Deus eu não dependo tanto desse benefício, apesar de ter contas a pagar, mas fico pensando nos demais. Um mês e meio se passa, após o agendamento, para o contribuinte ser feito de palhaço!”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por