Logotipo O Norte
Sábado,11 de Janeiro

Para refletir - eleições municipais

Jornal O Norte
Publicado em 24/03/2008 às 09:05.Atualizado em 15/11/2021 às 07:28.

Ruy Muniz



O período de páscoa nos inspira a reflexões que se fazem necessárias para avaliarmos nossa conduta em todos os campos da vida, e inclusive na política. Palavras como paz e união ganham mais força nestes tempos, e devem se materializar na prática, no dia a dia. Ao analisar o processo sucessório da Prefeitura de Montes Claros, cuja campanha se inicia daqui há 3 meses, é fácil concluir que três projetos concretos se solidificam em torno de forças e grupos que pretendem gerir o município nos próximos quatro anos. As possibilidades evidentes de sucesso se concentram no projeto do PMDB, que tentará reconduzir o ex-prefeito e deputado Luiz Tadeu Leite, na intenção do prefeito Athos Avelino em buscar a reeleição e na proposta alternativa apresentada pela união entre o DEM, o PSDB, o PR e o PSDC, que definirá entre meu nome e do deputado Jairo Ataíde para conduzir o projeto.



Ao meu ver, quem enfrentará maiores dificuldades neste processo é o prefeito Athos Avelino, que não tem conseguido reverter a grande rejeição a seu nome, que se mantém estável apesar dos gastos milionários com propaganda e da tentativa desesperada de conquistar o apoio de lideranças e políticos através da distribuição de empregos públicos. O atual prefeito se transformou em uma grande decepção ao conduzir ao fracasso seu projeto de poder e oferecer aos seus conterrâneos uma administração inoperante e preguiçosa, incapaz de atender aos anseios da população, e desorganizada ao ponto de não ter competência para transformar em realizações recursos recebidos dos governos federal e estadual, ou mesmo gerenciar projetos simples como o Segundo Tempo, cancelado por falhas na prestação de contas. Tenta se salvar atribuindo a si as obras e programas dos governos Aécio Neves e Lula, sem os quais a cidade estaria totalmente estagnada. Não fez o simples dever de casa e dificilmente terá uma nova chance, mesmo com o uso exp


lícito da máquina administrativa.



Outro projeto que se apresenta é o do ex-prefeito Luiz Tadeu Leite, que, inegavelmente, nos 10 anos em que administrou a cidade realizou obras importantes como a cobertura da Avenida Sanitária, o Mercado Municipal, o poliesportivo, viadutos e o Parque da Sapucaia, entre outras. Apesar dos 11 anos que se passaram desde sua última administração, seu estilo de trabalho e seus métodos ainda são lembrados por grande parte da população. Se comparados com a atual administração, os resultados apresentados por Tadeu superam em muito a apatia do atual prefeito. Num eventual segundo turno entre os dois, eu não teria dúvidas em optar por Tadeu, como já fiz anteriormente.



Um terceiro projeto que se apresenta é resultante da união de forças entre o DEM, o PSDB, o PR, o PSDC e outros partidos que já negociam sua participação na frente. Se a opção do grupo recair sobre o ex-prefeito e deputado Jairo Ataíde, terá meu apoio incondicional. No meu entender a experiência administrativa de Jairo, já demonstrada em seus dois mandatos, pode contribuir, e muito, para o progresso de Montes Claros, que precisa urgentemente sair do estado de letargia a que foi condenada pela atual administração. Mesmo sem contar, como acontece hoje, com a ajuda importante dos governos de Minas e Federal, Jairo deixou sua marca como administrador competente, e é inclusive o responsável por obras que estão sendo executadas hoje na cidade. Deve-se fazer justiça creditando a ele as negociações e assinaturas dos contratos que possibilitaram o início das obras de canalização de córregos e construção de 4 novas avenidas sanitárias, tocadas pela Copasa, e da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto. Tem serviços prestados e é, portanto, uma boa opção.



Colocadas as demais opções, peço permissão ao leitor para falar sobre o meu projeto. Avalizado pela experiência administrativa adquirida em dezenas de empreendimentos de sucesso na iniciativa privada, sinto-me pronto para encarar o desafio de administrar minha cidade, motivo pelo qual nunca escondi a condição de pré-candidato. Ocupando sempre os primeiros lugares nas várias pesquisas de opinião feitas para consumo interno de partidos e políticos locais e estaduais, e considerando as inúmeras manifestações espontâneas de apoio recebidas, me permito concluir que não se trata apenas da minha vontade, mas também da maioria dos montesclarenses.



A possibilidade de implementar projetos modernos e ousados como a reestruturação da área central da cidade, a educação integral nas escolas do município, investir na prevenção e levar o saúde da família a 100 por cento da população, retirada dos trilhos para construção de uma avenida atravessando a cidade, criação de 60 mil empregos em 4 anos e combate á violência com investimentos na educação e no esporte, entre muitos outros, me fascinam e me dão inspiração e energia para fazer uma administração histórica, com repercussão nacional. A idéia, inspirada no inesquecível JK, é desenvolver Montes Claros 40 anos em 4. Não tenho dúvidas de que vou fazer isto.



Ao expressar tanta confiança em meu potencial, não me considero um ser humano melhor que qualquer outro. Longe disso, sou como qualquer um, cheio de virtudes e também de defeitos. Mas a minha vontade, meu otimismo, minha coragem de enfrentar desafios e transformar dificuldades em vitórias, que em algumas circunstâncias exacerbam minhas palavras e atitudes, são também um diferencial que considero imprescindível para transformar Montes Claros. E é o que me leva também a acreditar que esta energia, transformada em poder de convencimento, vai pavimentar o caminho rumo ao meu maior objetivo, que não escondo de ninguém.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por