Palmas para quem trabalha - por Antonio Augusto Souto

Jornal O Norte
Publicado em 06/11/2007 às 18:05.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

A Associação a que pertenço destina o mês de outubro ao que chamamos de serviços profissionais. Na administração de cada clube, há, até, uma seção denominada Avenida dos Serviços Profissionais.



Assim, todo ano, meu clube, para comemorar o mês dedicado a quem trabalha, procura fazer alguma coisa, como, por exemplo, prestar homenagem a alguma categoria profissional, liberal ou não.



Já fizemos festa para engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros, comerciários e pedreiros.



Este ano, resolveu-se valorizar o pessoal que labuta na limpeza pública e que os cariocas gostam de chamar de garis. Fiquei sabendo, também, que esse pessoalzinho abnegado, em Lisboa, é conhecido por almeidas. O motivo das duas denominações é o mesmo, o que me leva a deduzir que alguém imitou alguém.



No início do século passado, cidadão de origem francesa e que tinha Gari no nome organizou, no Rio de Janeiro, esse importante e nobre serviço público. Na mesma época, alguém chamado Almeida fez  coisa semelhante, na capital lusitana. Não consegui saber quem foi o primeiro, se Gari ou Almeida. Então, leitora, como saber quem imitou quem?



Mas isso não tem a menor importância.



O que importa, mesmo, é que meu clube homenageou os garis de Montes Claros, representados por quatro deles que, por sua vez, foram escolhidos, em eleição democrática.



Para mim, a homenagem foi interessante, justa e oportuna. A festa foi bonita. Os quatro garis eleitos ouviram discursos laudatórios, que achei desnecessários. Beberam, comeram, receberam placas comemorativas e presentes.



Claro que o melhor presente que se pode dar a quem trabalha é aumento de salário. Mas isso, no caso, estava fora do nosso alcance e do nosso propósito.



Fizemos a nossa parte, isto é, mostramos que qualquer ocupação, mesmo a mais humilde, é digna e engrandece a pessoa, além de ser importante, para a sociedade.



Os garis e os almeidas, em qualquer das latitudes, varrem, de ruas, becos e praças, a nossa sujeira do dia-a-dia.



Ah, se eles pudessem varrer e limpar os meandros da administração pública!



Creio que eles fariam isso, com seu melhor empenho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por