Logotipo O Norte
Quinta-Feira,19 de Setembro

Palavras ao canto dos sabiás

Jornal O Norte
09/12/2005 às 11:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Damião Alves *



Cá embaixo da rua que circula o morro da Santa Fé, fico a olhar dois sabiás que cantam nas gaiolas expostas na varanda de um simples barraco que se situa a uns três metros de altura de mim. Eles cantam impressionantemente felizes. As horas passam rapidamente, assim como os dias, as semanas e os meses.

Mas a cada hora, cada dia, cada semana, cada mês, aqueles sabiás parecem cantar cada vez mais. Naquele morro misterioso, que mais parece um labirinto de formigueiros, no sentido formal da palavra, há em cada barraco uma alegria, uma árvore, uma luta, uma estória diferente. Ali também, como todo mortal, seus moradores sonham - bem mais - com dias melhores e felizes.

- Há cada sol que brilha anseia uma esperança que nasce forte e incansável.

Há cada sol que brilha anseia uma esperança que nasce forte e incansável. Assim tive a ousadia e a certeza de que, com um pouco de atenção, compreensão e perícia, poderia escrever belos versos ao canto dos sabiás. Isto ficou em mim por tempos. A cada dia ficava a olhar lá em cima. Na varanda de um barraco, ainda com tijolos à mostra, dois sabiás que entoam fortes e impressionantes sinfonias, tão perfeitas que parecem ter ensaiado o ano inteiro.

- Peguei o meu surrado caderninho e comecei a escrever palavras poéticas sobre aquele cenário...

Certo dia, depois de passar várias vezes pela rua que contorna o morro e ouvir o canto dos sabiás, peguei o meu surrado caderninho e comecei a escrever palavras poéticas sobre aquele cenário com barracos, árvores, antenas de TV que se misturam a fios embaraçados de energia elétrica, o que mais parece um novelo, e a cada dia tecem uma estória de sofrimento e de dor.

Até hoje escrevo palavras ao canto dos sabiás, a cada sol que brilha e anseia o povo daquele lugar; uma nova esperança nasce forte e incansável, e só o canto dos sabiás denuncia isto com maestria.

PS: Crônica para mim mesmo e para os amigos Georgino Junior e Cesário Termando Rocha, cronistas de farta inspiração.

* Músico amador e aprendiz de cronista

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por